sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Governo lança programa pedagógico para combater insucesso escolar



A Secretária Regional da Educação e Formação presidiu hoje, na Escola Básica e Integrada dos Ginetes, à apresentação pública do projecto-piloto 2010/2012 “Intervir para Vencer”.

Maria Lina Mendes explicou que este projecto, a ser implementado na Escola dos Ginetes, em S. Miguel, tem o objectivo de colmatar precocemente as dificuldades dos alunos, em particular nas áreas da matemática, da leitura e da escrita, pois são estas as bases para um conjunto de aprendizagens futuras.

O programa irá intervir particularmente junto dos alunos do 1º Ciclo, quer ao nível pedagógico, quer ao nível didáctico, pois é nesta idade que as bases educativas devem ser correctamente consolidadas, com vista à obtenção de conhecimentos para uma boa progressão na aprendizagem.

A governante salientou também a importância de algumas mudanças no Currículo Regional, nomeadamente o reforço da carga horária do Português e da Matemática, sendo estas as alterações que vão de encontro a este projecto escolar e que permitirão a sua melhor aplicação.
A consolidação da disciplina de Inglês no 1º ciclo é outra actualização importante do Currículo Regional, sendo este um “motivo de orgulho pois trata-se de uma alteração lectiva única no país”, frisou a Secretária Regional da Educação.

O Programa “Oportunidades”, já em vigor desde o ano passado, mereceu igualmente destaque, uma vez que funciona nos mesmos parâmetros, procurando ser uma resposta eficaz aos alunos que apresentem dificuldades educativas, após o término do 1º Ciclo.

Para além desta aposta no âmbito curricular, as autarquias têm recebido apoio para ampliar e requalificar o parque escolar regional. De acordo com Maria Lina Mendes, o Governo tem investido na modernização das escolas, bem como na aquisição de material e equipamentos para as escolas do 1º Ciclo, como quadros interactivos e projectores multimédia.

A Secretária Regional salientou, por fim, o envolvimento das famílias no projecto “Intervir para Vencer”, que será acompanhado interna e externamente pela Universidade dos Açores, sustentando que o mesmo só terá êxito se houver um trabalho de articulação entre todos os agentes educativos, com a pretensão de reforçar as competências dos alunos.



GaCS/BP

Sem comentários: