Os directores regionais dos Transportes Aéreos e Marítimos, Nuno Domingues, e dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, estiveram presentes, esta tarde, na cerimónia do hasteamento da bandeira Quality Coast na Marina de Ponta Delgada.
Tratou-se de uma cerimónia simbólica que, na opinião de Nuno Domingues, releva a integração do porto de Ponta Delgada numa rede internacional de portos de excelência, pretendendo-se, com isso, projectar os Açores e as suas potencialidades para o domínio da recepção do turismo internacional de cruzeiros.
Por sua vez, Frederico Cardigos considerou que o galardão aglutina as acções promovidas nas áreas da conservação ambiental e sinaliza que os Açores têm uma aproximação ambiental exemplar, sendo portanto, um conjunto de ilhas que respeita o ambiente.
O programa Quality Coast é o único prémio internacional direccionado para o turismo sustentável ao nível dos destinos costeiros (cidades, pequenas regiões e ilhas) e tem por objectivo promover o desenvolvimento sustentável naquelas localidades, através de uma estratégia de informação dirigida aos visitantes, assim como, estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham os mesmos valores e práticas. O programa integra as respectivas mais-valias naturais, culturais e sociais e, ao mesmo tempo, promove a manutenção de padrões elevados na qualidade da actividade turística.
Trata-se de uma certificação independente sobre a performance da comunidade e a qualidade do seu produto turístico que se baseia em exigentes critérios de avaliação, divididos em três categorias, natureza, ambiente e sócio-economia, que permitem aferir o grau de sustentabilidade das comunidades costeiras e a qualidade da informação disponível ao público.
Com o galardão Quality Coast, a Região Autónoma dos Açores passa, assim, a integrar uma rede europeia de destinos costeiros de excelência, vendo reconhecida a qualidade ambiental dos seus recursos naturais e o esforço que tem vindo a ser realizado no sentido da sua preservação e valorização.
GaCS/JMB
Sem comentários:
Enviar um comentário