sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sistema de comunicações inovador traz maior eficiência ao Hospital de Ponta Delgada




O Secretário Regional da Saúde assistiu, hoje, à apresentação de um sistema de comunicações desenvolvido pela empresa Conexall que está a ser implementado no Hospital de Ponta Delgada.

Segundo Miguel Correia trata-se de uma ferramenta que vai permitir uma maior eficiência dos serviços com visíveis benefícios para os cidadãos.

Um dos sistemas, já em funcionamento, permite a confirmação, com antecedência, das presenças às consultas e exames complementares de diagnóstico. Deste modo reduz-se o número de faltas, por parte dos utentes que, por qualquer motivo, não possam comparecer nas datas agendadas, podendo assim solicitar a remarcação e serem substituídos.

A taxa de absentismo nas consultas externas, no Hospital de Ponta Delgada, era de14%, podendo agora com este sistema aproveitarem-se todas as consultas disponíveis. Deste modo, melhora-se o tempo de resposta e aumenta-se o número de consultas dadas por parte dos médicos.

“Esta é também uma forma de combater o desperdício”, disse Miguel Correia.
O sistema possibilita também a actualização periódica das listas de espera para cirurgia, facultando melhor informação aos serviços do Hospital e aos cidadãos.

Estão também já implementados no Hospital de Ponta Delgada, no âmbito do mesmo sistema, programas de controlo de visitas, controlo de acompanhantes nas urgências e monitorização de avarias.

Numa próximo passo o sistema será alargado a chamadas de prevenção dos médicos, permitindo registar a hora da chamada e da resposta, chamadas para transporte de doentes e inquéritos de satisfação dos utentes.

Aplicações desenvolvidas pela Conexall estão implementadas em grandes hospitais mundiais, entre os quais o Trillium no Canadá, o John’s Hopkins, nos Estados Unidos e Alexandra Hospital em Singapura e, também, no Centro Hospitalar de Lisboa Central.



GaCS/RC

Sem comentários: