quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Departamentos do Governo Regional estão a produzir menos resíduos



Os diferentes departamentos do Governo Regional estão a produzir menos resíduos, o que comprova o sucesso das medidas implementadas no âmbito do Plager.GOV.

A informação é do Director Regional do Ambiente, João Bettencourt, e foi avançada hoje, no Faial, à margem de uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Plager.GOV, como abreviadamente é conhecido o Plano de Gestão de Resíduos produzidos em Serviços da Administração Regional Autónoma.

Criado em Outubro de 2006, o Plager.GOV tem como objectivo principal reduzir a quantidade e perigosidade dos resíduos gerados nos departamentos do Governo Regional, bem como garantir o seu encaminhamento para o destino final adequado.

De acordo com o Director Regional do Ambiente, com a reunião de hoje, que decorre nas instalações do Jardim Botânico do Faial, pretende-se não só fazer um ponto de situação do projecto como também dar mais dinâmica a esta iniciativa.

De resto, acrescentou João Bettencourt, a gestão dos resíduos é uma aposta forte da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, como o demonstram os investimentos em curso na construção dos centros de resíduos das Flores, Corvo e Graciosa, as três ilhas açorianas incluídas na Reserva da Biosfera.

Lembrou ainda que o esforço financeiro do Governo Regional vai estender-se também no próximo ano às demais ilhas do arquipélago, já que o Plano Anual Regional para 2011 destina cerca de 17,2 milhões de euros à gestão dos resíduos no arquipélago.

Na sua reunião de hoje, a Comissão de Acompanhamento doPlager.GOV discute as boas práticas ambientais aplicadas em todos os departamentos, no sentido de melhorar o desempenho ambiental em matéria de resíduos da Administração Autónoma Regional, dos seus colaboradores e prestadores de serviços.

Associada a este evento, está também programada uma visita técnica à central de triagem de resíduos de embalagens da Horta, com o intuito de dar a conhecer o que acontece a estes resíduos depois de colocados nos ecopontos para posterior encaminhamento para reciclagem.
O Plager.GOV estabelece um conjunto de regras a que fica sujeita a gestão dos resíduos produzidos nos vários departamentos do Governo Regional dos Açores.

Procura designadamente identificar, para cada tipo de resíduo, as operações de gestão de resíduos, definir o registo dos resíduos gerados e a sensibilização e formação dos funcionários.

Para cada serviço, encontra-se estabelecido um plano operacional, no qual estão definidos a identificação dos resíduos produzidos, os procedimentos conducentes à sua redução, valorização, eliminação, bem como o correcto registo de todos os resíduos gerados nos serviços envolvidos.



GaCS/FG/DRA

Sem comentários: