A ópera multimédia Itinerário do Sal faz esta semana duas apresentações nos Açores, uma na sexta-feira, no Teatro Angrense, em Angra do Heroísmo, e outra no domingo, no Teatro Faialense, na Horta, ambas pelas 21:30 horas.
Itinerário do Sal é uma ópera electroacústica, onde o áudio, o vídeo e o processamento electrónico em tempo real, associados à projecção espacial da voz, da poesia, do gesto, da música e do traço, desenvolvem uma polifonia de sentidos, um contraponto de significados e uma exuberância de emoções.
Para o compositor Miguel Azguime, esta ópera “é a concretização de um trabalho de criação sobre a escrita: sobre a escrita musical, sobre a escrita poética, sobre a escrita gestual do músico/actor e da sua própria imagem, onde a voz é o prolongamento do corpo e do pensamento do poeta (...)”.
Mais acrescenta a crítica sobre esta ópera: “Um ‘one man show’ de qualidade artística e tecnológica superior onde o sonoro, o espaço cénico, o vídeo, as luzes e o movimento concorrem para um espectáculo que eleva a Arte ‘made in Portugal’ à excelência”.
Neste trabalho, a performance estará a cargo de Miguel Azguime, compositor, poeta, percussionista e fundador do agrupamento de música contemporânea Miso Ensemble, o desenho de som, a electrónica em tempo real, a encenação e vídeo terão a realização de Paula Azguime e Perseu Mandillo fará a realização vídeo e vídeo em tempo real.
A Temporada de Música 2011 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, tem como Director Artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural, com sede
Sem comentários:
Enviar um comentário