O Governo dos Açores faz um “balanço global positivo da reforma da Política Agrícola Comum (PAC)”, afirmou hoje o Secretário Regional dos Recursos Naturais, que se congratulou com a posição do Comissário Europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, de “manter aberto” o dossier do impacto do fim do regime de quotas leiteiras em Regiões Ultraperiféricas.
Luís Neto Viveiros, que falava aos jornalistas em Santa Maria, afirmou que a reforma da PAC “é positiva porque garante para a Região um envelope financeiro idêntico” ao anterior, “num enquadramento global europeu de recessão orçamental”.
O Secretário Regional destacou ainda, na sequência da aprovação da nova PAC, hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o "reconhecimento das nossas especificidades e que, de facto, as verbas foram bem utilizadas na Região", assegurando que também o "serão, certamente, no futuro.”
À margem da inauguração da pavimentação do Caminho Rural do Facho de Santo Espírito, em Santa Maria, Luís Neto Viveiros manifestou também satisfação pela confirmação “do reforço do prémio à primeira instalação dos jovens agricultores e, em particular, da comparticipação dos seguros agrícolas”.
Luís Neto Viveiros salientou que se tratava de reivindicações da Região “que vêm ao encontro do que são as nossas necessidades”.
Relativamente ao impacto do desmantelamento do regime de quotas leiteiras a partir de 2015, o Secretário Regional registou positivamente “a referência do Comissário Europeu da Agricultura na sessão plenária do Parlamento em Estrasburgo” quanto a esta matéria, mantendo o “dossier em aberto”.
Para Luís Neto Viveiros, tratou-se do “reconhecimento de que, em algumas regiões da Europa, incluindo os Açores, a produção de leite é decisiva para a economia”.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário