O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Ponta Delgada, a importância do papel que as Casas dos Açores podem desempenhar na divulgação da Região junto das camadas mais jovens dos países de acolhimento das comunidades açorianas.
“É o momento oportuno para o incremento de sinergias em benefício da divulgação dos Açores”, defendeu Paulo Teves, acrescentando que “os parceiros do Governo dos Açores radicados nas comunidades podem e devem ser atores estratégicos nesta tarefa”.
Nesse sentido, o Diretor Regional defendeu que a ação das instituições comunitárias açorianas, enquanto polos de disseminação da Açorianidade nas sociedades da diáspora, se deve adaptar aos novos desafios de promover a Região, não apenas junto das comunidades açorianas e descendentes de açorianos, mas também numa perspetiva alargada nas sociedades de acolhimento.
Paulo Teves falava sexta-feira após ter reunido com a jovem luso-brasileira Gabriela Albino Simão, que venceu um concurso organizado pela Casa dos Açores de São Paulo, em parceria com o Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades, intitulado “Açores, belezas naturais, sustentabilidade e preservação do meio ambiente”.
O concurso envolveu alunos do Colégio Santa Isabel, do Colégio Estadual Coronel Pedro Arbues, da Escola Santa Marina e da Escola Municipal Bartolomeu Lourenço de Gusmão, habituais parceiros da Semana Cultural organizada pela Casa dos Açores de São Paulo.
Os alunos foram incentivados a apresentar um trabalho sobre os Açores, em forma de redação, tendo os autores dos 10 melhores trabalhos participado num concurso que constava de 30 questões sobre os Açores.
A vencedora do concurso ganhou uma viagem a São Miguel durante uma semana.
Gabriela Simão, nascida em São Paulo, a 6 de julho de 1999, é considerada uma aluna brilhante, tanto ao nível do aproveitamento escolar, como do seu comportamento, e permanecerá na Região até 1 de dezembro.
Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretendeu contribuir para a divulgação dos Açores no Brasil, dando a oportunidade a um jovem deste país para conhecer 'in locco' a peculiaridade e a diversidade da Região, as suas belezas naturais, bem como algumas iniciativas realizadas pelo Governo dos Açores com vista ao desenvolvimento sustentável do arquipélago.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário