Na sequência da notícia divulgada pela Antena 1 Açores sobre o Programa Regional de Prevenção e Controle de Diabetes e Luta Contra a Obesidade, a Direção Regional da Saúde entende esclarecer o seguinte:
A afirmação de que o Governo extinguiu o Programa Regional de Prevenção e Controle de Diabetes e Luta Contra a Obesidade transmite uma ideia que de nenhum modo corresponde à realidade.
Na verdade, o Plano Regional de Saúde (PRS) para o triénio 2014-2016 reforça essas áreas e atribui-lhes a devida importância no contexto da Saúde nos Açores.
Foi decidido separar a Diabetes Mellitus e a obesidade em duas áreas de intervenção distintas, à semelhança do estipulado para o Plano Nacional de Saúde em vigor, permitindo assim uma maior diversidade de ações e, consequentemente, de indicadores e resultados.
Esta nova organização do PRS permite também a atuação na problemática da Diabetes Mellitus ao longo de todo o ciclo vital, privilegiando a componente da prevenção, que é fundamental numa patologia tão associada aos estilos de vida.
A Direção Regional da Saúde continua a contar com a colaboração dos coordenadores do anterior Plano Regional de Saúde, mas numa função de consultores.
O Dr. Rui César deu um importante contributo, na área da diabetes, na preparação do novo Plano Regional de Saúde que vai vigorar no triénio 2014-2016.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário