terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Luís Neto Viveiros afirma que 'know how' da Azorina justifica alargamento de competências

O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores pretende potenciar o 'know how' e a experiência adquirida pela Azorina alargando ao património florestal as competências de promoção ambiental desta Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza.

“Faz todo o sentido, porque há a garantia de que, com base nessa experiência, com base nesse potencial, até científico, adquirido ao longo dos anos, tem todas as condições para gerir com eficácia mais esta competência que lhe será conferida”, afirmou Luís Neto Viveiros, numa referência às alterações propostas ao objeto social e estatutos da Azorina.

O Secretário Regional, que falava depois de uma audição na Comissão dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, esclareceu que "a Azorina tem o seu plano empresarial devidamente ajustado”, acrescentando que, no que se refere à comercialização do corte e da madeira, “a Azorina vai promover esse negócio, não vai desenvolvê-lo diretamente”.

“Vai desenvolver os circuitos comerciais de escoamento, os procedimentos concursais necessários para que empresas da especialidade concorram", especificou.

Questionado sobre o assunto, Luís Neto Viveiros assegurou que esta medida de comercialização de corte e da madeira, inscrita na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, “será posta em prática com todas as cautelas que este negócio exige”, no âmbito de um plano sustentável da floresta e contribuindo para a criação de postos de trabalho.

“Ao nível do corte, ao nível do tratamento, ao nível da limpeza das matas, da replantação” e “de todas as atividades que este projeto em si encerra”, afirmou.

A Azorina, vocacionada para o desenvolvimento de projetos com inegável interesse na matéria de preservação ambiental, está, desde 12 de novembro, certificada no âmbito da cadeia de responsabilidades para uma Gestão Florestal Sustentada, conforme os padrões do FOREST STEWARDSHIP COUNCIL® (FSC®).


Anexos:
2014.01.07-SRRN-Azorina.MP3
GaCS

Sem comentários: