sábado, 11 de julho de 2009

Acordo de revisão laboral da Base das Lajes foi possível graças ao pagamento norte-americano de retroactivos



O Governo Regional dos Açores considerou hoje que o acordo de revisão laboral da Base das Lajes «só foi possível» depois da garantia norte-americana de pagamento de retroactivos aos trabalhadores portugueses relativos a 2006 e 2007.

«Este acordo só foi possível com a garantia oficial, por parte dos EUA, do pagamento dos retroactivos em falta relativos aos aumentos salariais de 2006 e 2007», refere uma nota do executivo regional.

Naqueles dois anos, os trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas na Base das Lajes apresentaram queixas formais por má aplicação do inquérito salarial, mecanismo que regia até agora os aumentos dos vencimentos.

Com o novo acordo, que será assinado hoje em Lisboa, os trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas passam a ter aumentos salariais equivalentes ao maior valor percentual dos aumentos da função pública nos EUA e em Portugal.

Actualmente trabalham na Base das Lajes, na ilha Terceira, cerca de 840 trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas ali instaladas.

Na perspectiva do Governo açoriano, o novo acordo é «mais concreto, estável e vantajoso para os trabalhadores portugueses».

Esta semana, numa intervenção no parlamento regional, o vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, já tinha elogiado o acordo, considerando que «elimina a conflituosidade existente no actual inquérito».

O Governo açoriano estará representado na cerimónia de assinatura do acordo pelo subsecretário dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira.





Fonte: Diário Digital

Sem comentários: