sexta-feira, 17 de julho de 2009

Governo dos Açores participa nos Open Days 2009



O Governo dos Açores participa, pelo quinto ano consecutivo, nos “Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades”, o maior evento europeu no âmbito da política regional, organizado pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões, que este ano decorre em Bruxelas, entre os dias 5 e 8 de Outubro.

O evento deste ano, que terá por lema “Desafios Globais, soluções Europeias”, sendo composto por 124 sessões, distribuídos pelas temáticas da inovação e o crescimento económico; regiões e alterações climáticas; cooperação territorial e cooperação transfronteiriça e o impacto e futuro da Política de Coesão.

Os Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, integram o conglomerado “ Creative and Inclusive Economic Growth Network”, liderado pela CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, com parceiros do Reino Unido (Merseyside, Gloucestershire), Irlanda (NASC Ireland West Partnership), Holanda (Província da Zelândia), Itália (Abruzzo), Espanha (País Basco) e Malta.

Em Bruxelas, a “Rede para o Crescimento Económico Criativo e Inclusivo “ vai promover, no dia 8 de Outubro, um debate público sobre “Inovação Social: Partilhando Ideias Criativas para um Crescimento Sustentável”, centrado na criação e reforço das pontes entre a inovação social e o crescimento, apresentando exemplos de acções eficazes no domínio da inclusão inovadora.

Como é habitual, será ainda realizado um evento local em cada uma das regiões. No caso dos Açores - à semelhança do que aconteceu em 2008, em Santa Maria, com a TECNOMAR- Feira de Tecnologias Marinhas - será organizada a exposição de fotografia e lançamento da publicação “Desafios Globais, Soluções Europeias: Uma Visão Açoriana”, que decorrerá na Ilha do Pico, na Pousada de Juventude, de 21 a 31 de Outubro próximo.

Participam na edição de 2009 dos Open Days 213 regiões e cidades de 33 estados, um número recorde, estimando-se um número total de cerca de 7000 participantes, entre peritos e decisores em matéria de políticas regionais, empresários e representantes do sector financeiro.

As inscrições nos seminários dos Open Days 2009 estão abertas desde o passado dia 6 de Julho, podendo efectuar-se através do sítio:
http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/od2009

Fonte: GaCS

Sem comentários: