terça-feira, 28 de julho de 2009

Mais de 40 mil pessoas avistaram baleias nos Açores em 2008



Os programas de observação de baleias nos Açores envolveram mais de 40 mil pessoas em 2008, o que representa um aumento superior a 420 por cento em 10 anos nesta actividade que sucedeu à caça à baleia no arquipélago.

Os dados constam do mais recente relatório do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW, na sigla em inglês), que indica que o número de pessoas que procura observar baleias nas ilhas açorianas passou de 9.500 em 1998 para 40.180 em 2008.

Nas contas desta organização internacional, a indústria ligada à observação de baleias nos Açores terá rendido no ano passado cerca de 7,6 milhões de euros.

O arquipélago dos Açores é considerado um bom local para a observação de baleias, tendo sido já referenciadas nas suas águas cerca de duas dezenas de espécies.

Por essa razão, a observação de baleias é uma actividade em crescimento na região, onde existem actualmente mais de duas dezenas de empresas credenciadas.
Este sector de actividade surgiu no início da década de 90, pouco depois de ter terminado a caça à baleia nos Açores, onde o último cachalote foi capturado em 1987.


Em 1993 já existiam duas empresas de observação de baleias a operar no arquipélago, por onde passam as rotas migratórias dos grandes cetáceos.

Apesar desta «reconversão» do interesse nas baleias, da caça para a observação, a memória da antiga actividade baleeira permanece viva no arquipélago, especialmente no Pico, onde funciona o Museu dos Baleeiros e o Museu da Indústria Baleeira.

Os antigos botes baleeiros foram também recuperados e disputam actualmente um campeonato regional.


Fonte: Diário Digital

Sem comentários: