terça-feira, 14 de julho de 2009

PROCONVERGÊNCIA já permitiu injectar mais de 100 milhões de euros nos Açores


O director regional do Planeamento e Fundos Estruturais afirmou hoje, na Horta, que o Programa PROCONVERGÊNCIA já permitiu injectar mais de 100 milhões de euros na economia açoriana.

Rui Amann fez esta declaração no âmbito da visita de dois dias que a rede de comunicação do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) iniciou hoje às ilhas do Faial e do Pico.

Segundo adiantou o director regional, os projectos açorianos aprovado no âmbito do PROCONVERGÊNCIA, que é co-financiado pelo FEDER, já rondam neste momento os 300 milhões de euros.

Considerou ainda que a realização, nos Açores, desta reunião da rede de comunicação da QREN “é um tributo” à execução dos programas regionais co-financiados pela União Europeia.

A rede de comunicação do QREN agrega os responsáveis de todos os programas nacionais apoiados pelos fundos comunitários da área da comunicação, designadamente no domínio da notoriedade dos programas, relação com os media, divulgação de apoios, publicidade institucional e comunicação de resultados.

Durante a manhã de hoje, o grupo esteve reunido no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, um dos vários empreendimentos financiados pelo PROCONVERGÊNCIA na ilha do Faial, tendo visitado depois, já durante a tarde, outros dois, o Aquário Virtual de Interpretação Ambiental, em Porto Pim, e a ampliação do Jardim Botânico do Faial, nos Flamengos.

Amanhã, o grupo, que é liderado por Paulo Areosa Feio, coordenador geral do Observatório do QREN, entidade responsável pela negociação daquele quadro em 2006 e 2007 e agora pela monitorização, avaliação, comunicação e demais temáticas transversais deste período de programação 2007-2013, desloca-se à ilha do Pico, onde visitará o Centro de Interpretação Ambiental e Casa da Montanha e a ampliação do Museu dos Baleeiros.

A concretização destes projectos nas ilhas do Faial e do Pico representou um investimento da ordem dos 8,3 milhões de euros, tendo a comparticipação FEDER ascendido a cerca de 7,9 milhões de euros.

Fonte: GaCS

Sem comentários: