segunda-feira, 6 de julho de 2009

Prémio Nobel da Medicina Craig Mello está de visita Açores


O Prémio Nobel da Medicina de 2006, Craig Mello, de ascendência açoriana, inicia hoje uma visita de seis dias aos Açores, que inclui uma deslocação à freguesia onde nasceu o seu bisavô, na ilha de S. Miguel.

Craig Mello, que é professor de Medicina Molecular na Universidade de Massachusetts e investigador do Instituto Howard Hughes, em Maryland, EUA, vai proferir uma conferência a 11 de Julho, durante um jantar oferecido pelo presidente do Governo Regional dos Açores.

O investigador norte-americano, que foi distinguido em 2007 com a Insígnia Autonómica de Valor pelo Governo Regional dos Açores, tem ascendência açoriana.

O programa da visita, segundo a informação divulgada pelo governo regional, inclui uma deslocação à freguesia onde nasceu o seu bisavô, além de visitas a locais de interesse turístico.

Craig Mello, que nasceu em 1960, é professor graduado em Bioquímica pela Universidade de Brown e em Biologia pela Universidade de Harvard, possuindo ainda um doutoramento no Centro de Pesquisa de Cancro Fred Hutchinson, de Seattle, EUA.

O Prémio Nobel da Medicina de 2006, ganho ex-aequo com Andrew Fire, foi atribuído pela descoberta do mecanismo fundamental para o controlo dos fluxos de informação genética, que pode ajudar a explicar algumas doenças, entre as quais alguns tipos de cancro.

A Universidade dos Açores decidiu atribuir a Craig Mello o grau de Doutor Honoris Causa em Bioquímica e Biologia, mas a cerimónia ainda não tem data marcada.


Sem comentários: