terça-feira, 28 de julho de 2009

Green Trippin Camp 2009 começa esta quinta-feira


Artistas de nove nacionalidades vão passar entre quinta-feira e domingo pela Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, no Green Trippin Camp 2009, um festival de música e artes onde as preocupações ambientais são cabeça de cartaz.


Além de sessões e oficinas de massagens, percussão, yoga, expressão corporal, tai chi e danças do mundo, a sexta edição do evento vai contar com uma maior diversidade de géneros musicais, com actuações de trance, ambient, dub, world music, jazz, drum n bass, electro e minimal techno.


Pelos dois palcos passarão artistas de Portugal, França, Rússia, África do Sul, México, Guatemala, Itália, Alemanha e Dinamarca, como Olivetreedance, La Resinance, Neuromotor, Penta ou Lost and Found.


«Todos os anos recebemos mais pessoas e mais artistas. Quisemos expandir o conceito original, partimos para a diversificação para chegar a um público diferente», explica à Lusa Hugo Santos, da promotora Fractal Species.


A organização pretende este ano ultrapassar os dois mil visitantes de 2008 e continuar a «evoluir para fora da fronteira» da ilha de São Miguel, um objectivo para que deverão contribuir o aumento «significativo» das vendas de bilhetes na Madeira e no Continente e a maior divulgação no estrangeiro.


Hugo Santos admite, no entanto, que o preço das viagens de avião até à ilha verde é ainda uma «barreira» à conquista de mais visitantes distantes.


Ainda assim, o responsável sublinha que o Green Trippin Camp oferece um cenário «particularíssimo» entre os festivais portugueses e «marca a diferença» a nível regional, pela música e pelas actividades disponibilizadas.


A edição de 2009 conta também com novidades a nível ambiental: além da exibição de documentários sobre o tema e da recolha selectiva de lixo várias vezes ao dia, foram construídas casas de banho ecológicas que dispensam água e químicos nas descargas e permitem que, após um processo de cerca de um ano, os dejectos possam ser transformados num fertilizante natural.


A organização pretende doar o composto à Câmara de Ponta Delgada, para utilização nos jardins, e a agricultores biológicos.


Também as paredes dos sanitários «a seco» foram construídas com embalagens tetrapak recolhidas a partir de uma campanha lançada online.


Os visitantes do Green Trippin Camp podem acampar no recinto e alugar canoas e bicicletas na margem da Lagoa das Sete Cidades.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: