terça-feira, 21 de julho de 2009

XII Jamboree Açoriano em S. Miguel


O Jamboree dos Açores, com a periodicidade de quatro anos, bem do agrado juvenil, já realizado por opção própria em cinco ilhas, Terceira, S. Miguel, Pico, S. Jorge e Graciosa, vai decorrer este ano na Ilha de S. Miguel, no parque escutista de Lagos, em Vila Franca, entre 31 de Julho e 6 de Agosto, com a presença de cerca de 2000 jovens, oriundos de todas as ilhas dos Açores, Madeira, Canárias e continente.

As grandes actividades escutistas são sempre uma "óptima experiência e um ensaio para a formação escutista dos jovens que desde já se aprontam devidamente nos seus Agrupamentos para esta grande actividade de referência do Corpo Nacional de Escutas e do escutismo açoriano" - sublinha um comunicado da Junta Regional dos Açores.

O tema "Açores: Passado, Presente e Futuro" levará cada jovem a conviver com as tradições, hábitos e costumes da ilha de S. Miguel e dos Açores, perceber que o presente se alicerça em cada momento que passa e a descobrir que o futuro é construído já hoje, por cada um de nós, em cada momento e em cada lugar.

O lema "Parte à Descoberta" leva cada um a ultrapassar os obstáculos perante os desafios que se colocam nos dias de hoje e relembra as palavras do fundador BP, que exprimiu "Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de vencer.".

Os Jamborees dos Açores, promovidos pelo Corpo Nacional de Escutas, são, edição após edição, a maior manifestação escutista e juvenil da região, contribuindo decisivamente para a educação e formação dos mais novos e também para o intercâmbio da juventude das várias ilhas.

O Corpo Nacional de Escutas, maior associação de jovens da região, com cerca de 4500 associados, repartidos pelas nove ilhas com mais de 80 Agrupamentos, que funcionam como associações juvenis de integração e cunho local e paroquial, 7 Juntas de Núcleo e esta Junta Regional que coordenam toda a actividade escutista, é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, reconhecida a nível nacional e regional pelo seu trabalho na educação não-formal da juventude.

O escutismo nasceu em 1907 em Inglaterra, por iniciativa e devido à intuição pedagógica do General inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que nasceu a 22 de Fevereiro de 1857 em Londres e faleceu a 8 de Janeiro de 1941 no Quénia, sendo hoje reconhecido a nível mundial como "Cidadão do Mundo", pois o escutismo está inserido em 216 países e territórios e com mais de 200 milhões de escuteiros nos cinco continentes da Terra.


Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: