segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Carlos César critica postura do PSD nos Açores


O Presidente do Governo açoriano criticou esta tarde a postura do PSD nos Açores, ao estar "apostado em dizer uma mentira várias vezes para que pareça que é verdade”.



Carlos César respondia aos jornalistas, à margem de uma audiência que concedeu ao Xerife norte-americano Thomas Hodgson, sobre repetidas afirmações oriundas daquele partido em relação ao montante da divida pública na Região.


O chefe do Executivo refutou, mais uma vez, os números avançados por aquele partido: “esse montante não é correcto, isso já foi aclarado pelo senhor Vice-presidente, e os órgãos de comunicação social podem aclarar, junto do departamento de Finanças, esse detalhe, de forma a que não fique só a mentira no ar”, vincou.


Conforme acrescentou, “é muito importante que que haja uma política de verdade à volta destas questões financeiras”.


Carlos César referiu, ainda, que numa recente reunião com a “troika”, “foi mais uma vez notada a gestão equilibrada e adequada que é feita das finanças públicas regionais pelo Governo”.


Quanto ás questões que envolvem o Orçamento de Estado, o chefe do executivo açoriano disse que estava prevista uma diminuição de transferências em 2012 no valor de cerca de 17 milhões de euros em relação a este ano e que agora foi feito um acerto “em função do valor recalculado do PIB da Região, que implica uma redução adicional de 7,4 milhões de euros”.


Esta redução, ao abrigo da Lei das Finanças Regionais, deve-se ao facto de os Açores terem subido o seu Produto Interno Bruto, “ou seja, subiram o seu grau de riqueza, em relação à média nacional”, disse Carlos Cesar, rematando: “por boas razões, nós vamos ter menos dinheiro”.



GaCS

Sem comentários: