segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Governo estimula capacidades dos jovens


No final dos quatro anos da legislatura que está em curso “a aposta específica nas políticas direccionadas à juventude dos Açores, sem considerar a influência transversal de áreas conexas de governação, como a Educação, a Formação Profissional, o acesso á Cultura ou a prática desportiva, representará um total de investimento superior a 20 milhões de euros”.


O anúncio foi feito pelo Secretário Regional da Presidência no Debate Parlamentar sobre o Plano e Orçamento para 2012 onde considerou que a atitude do Governo dos Açores “dá bem nota da sua vontade política em apoiar os jovens açorianos”, destacando “a relevância deste facto” com “a capacidade de iniciativa e de execução dos próprios jovens e das suas associações representativas”.

André Bradford, no contexto do desenvolvimento da política de juventude, sublinha que ao executivo açoriano “cumpre privilegiar a estabilidade dos apoios públicos a conceder durante o próximo ano às entidades e instituições parceiras, de modo a que possam manter as suas actividades num quadro de relativa estabilidade e sustentabilidade”, assegurando que, para este fim, “caso seja necessário”, o Governo “reprogramará alguns investimentos ou prescindirá da concretização de outros de carácter menos emergente e de impacto menos directo na capacidade de adaptação dos Agentes associativos ao clima económico-social adverso”.

De acordo com o responsável, “governar é optar e decidir com responsabilidade” e por isso, defende, o Governo dos Açores “ao mesmo tempo que incrementa significativamente as verbas de incentivo à iniciativa dos jovens, na certeza de que, deste modo, está a manter a aposta na sua capacidade criativa e empreendedora e no seu contributo para a superação dos tempos em que vivemos”, não terá dúvidas em “fazer diferir no tempo outros investimentos menos relevantes”.

André Bradford realçou o trabalho e as parcerias que o Governo tem desenvolvido com “quase seis dezenas de associações juvenis, das nove Ilhas dos Açores, que movimentam cerca de 10.000 jovens” e sublinha: “é sobretudo para estes destinatários que devemos direccionar os nossos esforços de investimento”, disse.

O responsável pela política de Juventude do Governo açoriano, garantiu a “continuidade dos programas OTLJ, INTERJOVEM e LABJOVEM”, iniciativas que considera ser “marcas da Governação socialista e, ao mesmo tempo, referências para a Juventude açoriana”, as quais, na sua opinião, “se tornaram instrumentos essenciais de fomento da sua emancipação, mobilidade e realização criativa”.

O investimento governamental para 2012, na sua componente infra-estrutural, de acordo com André Bradford, “ficará essencialmente marcado pela concretização do projecto do Centro de Formação do Belo Jardim”, o qual considera ser “um equipamento inovador” que o Governo pretende que “se torne um novo marco nas políticas de fomento ao associativismo jovem, enquanto “casa-Mãe” da formação de dirigentes e na qualificação das estruturas de gestão das associações de jovens de toda a Região”.

A conclusão do processo de consolidação da rede de Pousadas de Juventude será outra preocupação do Governo para 2012, ano em que está prevista a abertura da Pousada de S. Jorge e a inauguração da Pousada de S. Maria, no segundo trimestre de 2012, o que permite “incrementar a oferta existente de três para cinco unidades e de 211 para 357 camas, sempre privilegiando o equilíbrio de exploração e apostando na captação de novos mercados externos”.

André Bradford anunciou ainda que o Governo dos Açores apresentará no próximo ano “o modelo estrutural da Academia de Juventude de S. Miguel, assente na cooperação descentralizada com associações, empresas ou municípios da Ilha e no aproveitamento de capacidades já instaladas”, para além da “conclusão do projecto arquitectónico do respectivo módulo principal, a localizar em Ponta Delgada”.


GaCS

Sem comentários: