terça-feira, 29 de novembro de 2011

Governo dá prioridade às políticas de apoio às famílias mais fragilizadas


O Governo dos Açores vai reforçar, em 2012, as políticas de apoio aos agregados familiares mais fragilizados, numa altura em que as famílias sentem os efeitos da actual conjuntura e são convocadas para mais sacrifícios”, anunciou hoje a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, durante os debates sobre as propostas de Plano Anual Regional e de Orçamento da Região para 2012, na Horta.



Com a aprovação do Plano de 2012, o executivo açoriano encerra a X Legislatura com o “dobro de investimento previsto na anterior para a área do desenvolvimento do Sistema de Solidariedade Social”, sublinhou Ana Paula Marques, acrescentando que, “apesar da conjuntura económica fortemente desfavorável e das medidas da Troika”, regista-se um “aumento de 13% das verbas para investimento no desenvolvimento do Sistema de Solidariedade Social”.


Segundo a governante regional, “é a pensar no bem-estar e na qualidade de vida das famílias açorianas que se regista, no Plano de 2012, um reforço do Fundo de Compensação Social, o qual tem uma dotação de 11 milhões de euros e tem por objectivo minimizar alguns impactos negativos das medidas de austeridade em vigor a nível nacional, as quais estão a provocar uma forte recessão económica”.


O aumento em 10% do Complemento Açoriano ao Abono de Família para Crianças e Jovens é outras das medidas de apoio às famílias, acrescentou Ana Paula Marques, sublinhando que só nestes últimos dois anos, o Governo dos Açores aumentou em 21% o valor deste complemento.


Com esta medida o Governo dos Açores pretende, segundo a governante regional, “contrariar a tendência nacional de diminuição deste apoio social, a qual configurou uma redução global de 35% do valor atribuído às famílias”.


Reforçar a oferta de lares de idosos, serviços de apoio ao domicílio, centros de dia e de noite, “sempre numa perspectiva de criar mais serviços de proximidade e promover o envelhecimento com dignidade” são outras das medidas previstas para 2012.


Referindo-se à área do apoio à infância e juventude, a aposta do executivo açoriano consiste na construção de “novas creches em zonas populacionais em crescimento e com baixa cobertura deste tipo de equipamentos”, explicou Ana Paula Marques.


Em relação aos públicos com necessidades especiais, o Governo dos Açores vai reforçar, também, a rede de centros de actividades ocupacionais e dos lares residenciais para pessoas com deficiência sem suporte familiar.


A par da requalificação dos equipamentos sociais, o executivo açoriano pretende melhorar a qualidade dos serviços prestados. Para o efeito, explicou a Secretária Regional, estão a ser elaborados novos manuais de procedimentos para avaliar a qualidade e a eficiência da rede de apoio social.


Em matéria de habitação, o Governo dos Açores prevê, até ao final da legislatura, apoiar cerca de 1.100 famílias, através do Programa Famílias com Futuro, afirmou Ana Paula Marques, explicando que “com o equivalente esforço de investimento” vai ser possível “abranger mais agregados familiares e reforçar a dinamização e formalização do mercado de arrendamento”.

Falando sobre a recuperação de habitação degradada, a governante regional recordou que “só nos últimos dois anos, o Governo dos Açores já aprovou 916 processos de habitação degradada, correspondendo a um aumento de cerca de 66% face à anterior legislatura”.

No que diz respeito ao emprego e qualificação profissional, o Plano de 2012, segundo a Secretária Regional, “prevê o incremento dos programas de qualificação dos desempregados, reforçando desta forma a intervenção social para a empregabilidade”.

De acordo com Ana Paula Marques, “a falta de financiamento bancário às nossas empresas e famílias, a perda do poder de compra registada nos últimos meses pelas medidas implementadas pelo Governo da República, entre as quais a retenção dos subsídios de Natal e de Férias” poderão, através da “retracção do consumo, conduzir ao aumento do desemprego nos sectores do comércio e serviços”.

Face a esta conjuntura, Ana Paula Marques assegura que “o Governo continuará a dar especial atenção ao acompanhamento dos desempregados, accionando, através do Fundo de Compensação Social, mecanismos de ajuda às famílias mais carenciadas, minimizando desta forma os efeitos da crise”.



GaCS

Sem comentários: