quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Políticas e estratégias do Emprego Jovem em destaque, esta semana, nos Açores


A Região Autónoma dos Açores recebeu, esta semana, o projecto “PYE - Promoting Youth Employment”, criado pela Assembleia das Regiões da Europa, no âmbito do programa “Progress” da Comissão Europeia.



Trata-se de uma iniciativa cujo objectivo é auscultar e melhorar as políticas e estratégias regionais relacionadas com o emprego jovem, com base na troca de experiências e de boas práticas.

O projecto traduz-se numa visita, de três dias, de especialistas da área do emprego, a fim de avaliarem as políticas de emprego de cada uma das regiões europeias parceiras da actividade. Durante cada visita, a equipa reúne-se com responsáveis políticos, técnicos coordenadores dos programas de apoio ao emprego, associações de juventude e visita empresas onde impera o espírito jovem e empreendedor.

Nos Açores, durante esta semana, os especialistas tiveram a oportunidade de entrevistar decisores políticos e técnicos de diversas áreas, nomeadamente, Emprego, Juventude, Economia, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Educação, bem como, responsáveis de associações juvenis e sindicatos. Além das entrevistas, os técnicos visitaram, ainda, diversas escolas profissionais, o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, empresas lideradas por jovens e projectos no âmbito dos programas da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor e o Expolab.

Nas próximas semanas, aqueles especialistas farão um relatório de avaliação sobre a visita aos Açores, de modo a que a Região possa realizar um plano de acção sobre as suas políticas de emprego jovem.

Antes da presente visita aos Açores, os especialistas europeus do emprego estiveram em Vojvodina, na Sérvia, seguindo-se, agora, as visitas às regiões de Hampshire, na Inglaterra, e de Krapina-Zagorje, na Croácia, todas elas regiões parceiras do projecto.

No dia 23 de Maio de 2012, está agendada uma conferência de encerramento, que decorrerá em Bruxelas, para a apresentação dos quatro planos de acção regionais.



GaCS

Sem comentários: