quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Intervenção do Presidente do Governo na apresentação do balanço do Eurodisseia na reunião da ARE


Texto integral da intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, proferida hoje, em Ponta Delgada, na apresentação do balanço do Programa Eurodisseia na reunião da Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa:



“Saúdo, mais uma vez, todos os presentes e, muito em especial, nesta ocasião, os representantes das 42 regiões que pertencem à rede do Eurodisseia.

Os Açores encontram-se, num terceiro mandato, a iniciar o sexto ano na Presidência do programa de mobilidade profissional Eurodisseia. Devo aqui, por isso, voltar a manifestar o desafio que tem sido, para mim, presidir a tão prestigiada iniciativa da Assembleia das Regiões da Europa. A minha tarefa, como sabem, tem sido muito facilitada pela preciosa assessoria executiva do Dr. Rui Bettencourt, que desempenha com muita competência o secretariado-geral do programa.

O Eurodisseia teve o seu início em Setembro de 1985, logo após a criação da Assembleia das Regiões da Europa – é não só o primeiro programa de mobilidade profissional na Europa, como é, também, o único entre Regiões da Europa e de sua responsabilidade, e não entre Estados.

O Eurodisseia procura promover, em simultâneo, a mobilidade e a empregabilidade dos jovens das várias Regiões envolvidas, ao mesmo tempo que se afirma como um instrumento de cooperação entre essas regiões.

Nestes últimos cinco anos, estivemos presentes em cinco grandes fóruns que agruparam centenas de decisores europeus – nos Açores, em Hunedoara, na Picardie, em Murcia e em Valle d’Aoste –, numa cooperação muito frutuosa entre a Presidência do Eurodisseia e os responsáveis regionais anfitriões.

Apresentámos o programa em trinta e oito comissões de vinte e nove regiões europeias; presidimos a dezoito reuniões do comité de pilotagem do programa; fomos contactados por mais de dez mil jovens, cerca de metade dos quais estagiaram no Eurodisseia, movimentando mais de 15 milhões de euros em bolsas e apoios para estágios em mais de duas mil empresas europeias.

Paralelamente, aproximámo-nos de vários outros programas comunitários, como o Leonardo da Vinci e a rede EURES. Quando iniciámos a presidência do programa éramos apenas vinte e seis regiões e agora somos quarenta e duas.

Recentemente, aderiram a região austríaca de Coríntia, a região de Gúria, da Geórgia, e Karlovac , da Croácia. Estão a ser aprontadas as adesões da região turca de Istambul, das Astúrias, de Espanha, de Donegal, da Irlanda, e da região polaca da Silésia.

Também temos participado nas diferentes Universidades de Verão europeias, sendo que, no próximo mês de Agosto, os Açores vão ter o prazer de receber aqui a Summer School da Assembleia das Regiões da Europa, subordinada ao tema “Desafios Globais, Oportunidades Regionais”; participamos activamente, também, no projecto PYE, Promoting Youth Employment, igualmente da Assembleia das Regiões da Europa.

No âmbito do Observatório Europeu da Mobilidade Profissional, lançámos um estudo sobre o impacto na empregabilidade dos jovens profissionais que atravessam o Eurodisseia, cujos dados estamos agora a receber e a tratar, e dos quais daremos conta a todas as regiões.

O programa Eurodisseia pode ser, e é, uma importante ferramenta de cooperação externa. Dou, como exemplo, a cooperação com o Québec e outros possíveis eixos de colaboração, como no caso da Tunísia, no âmbito, aliás, da política de abertura da ARE que a Presidente Sabban tem conduzido. Nesse contexto é, do mesmo modo, interessante registar os contactos de entidades oficiais de países como o México, Marrocos, Paquistão, Senegal e Austrália, procurando informação sobre o Eurodisseia.

Ficam aqui, pois, algumas notas sobre o Eurodisseia e algumas das suas dimensões mais relevantes.

Quero agradecer, por fim, à Presidente Sabban, todo o apoio que tem dado aos Açores na liderança deste projecto.

Apesar das dificuldades e das incertezas que vivemos, no plano internacional e no plano europeu, não podemos descurar uma das dimensões mais importantes do nosso futuro colectivo: justamente, a do investimento no emprego e na juventude. O Eurodisseia é um utensílio eficaz dessa aposta incontornável.”



GaCS

Sem comentários: