terça-feira, 22 de novembro de 2011

Semana dos Resíduos dos Açores 2011


De 19 a 27 de Novembro o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, est´´a a organizar em todas as ilhas do Arquipélago a Semana dos Resíduos dos Açores 2011, com o objetivo de mobilizar e lembrar todos os açorianos das responsabilidades comuns na correcta gestão de resíduos na Região.


Os Parques Naturais de cada ilha, através das respectivas Ecotecas, procurarão envolver a comunidade local na dinamização e partilha de acções para a própria comunidade, sendo este programa o resultado desse esforço.

Estas acções contam, igualmente com a participação de vários parceiros locais na qualidade de dinamizadores e de público-alvo: autarquias, escolas, ONGAs, juntas de freguesias, operadores de resíduos, entre outros.

Serão perto de 50 as acções a decorrer, destacando-se actividades lúdico-educativas para crianças, oficinas práticas para adultos, sessões de esclarecimento abertas a toda a população, distribuição de folhetos informativos por correio e correio electrónico, visitas a estações de processamento de resíduos e entrega dos galardões do concurso Eco-Freguesia – Freguesia limpa.

A Semana dos Resíduos dos Açores é mais uma iniciativa de educação e sensibilização ambiental inserida em plano próprio, estruturado a 12 anos para a Região, denominado Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA), que pretende implementar e avaliar uma estratégia de educação e sensibilização ambiental regional, alicerçado na integração de diversos parceiros públicos e privados e espelhado na otimização de esforços, formação e partilha de informação e recursos.

O Plano encontra-se disponível para consulta no website http://parquesnaturais.azores.gov.pt/ na secção Educar Para o Ambiente. Este Plano terá um papel criador de uma estratégia regional para esta área de actuação, sendo simultaneamente um mote e uma ferramenta para a sustentabilidade ambiental dos Açores.

O programa da Semana dos Resíduos dos Açores poderá ser consultado no web site http://residuos.sram.azores.gov.pt/, bem como outros conteúdos sobre esta temática, conformados à realidade regional.



GaCS

Sem comentários: