segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Governo acusa PSD de se enganar em 1000 milhões na contabilização da dívida regional


O Vice-presidente do Governo acusou hoje o PSD/Açores de se enganar em 1000 milhões de euros na contabilização da dívida pública da Região.



A afirmação foi proferida por Sérgio Ávila na Assembleia Legislativa, durante a discussão das propostas de Plano Anual Regional e de Orçamento da Região para 2012.


Segundo referiu o governante, a dívida pública dos Açores não é de 2500 milhões de euros, como erradamente tem vindo a repetir o PSD, mas sim de 1535 milhões de euros.


Conforme explicou Sérgio Ávila, nesse montante já estão contabilizados os 374 milhões de euros de dívida directa da Região e os 1161 milhões de euros em responsabilidades do sector público empresarial regional.


Quanto às responsabilidades do sector público empresarial regional, o Vice-presidente do Governo sublinhou que os valores avançados incluem “toda a dívida comercial e financeira” dos hospitais, da Saudaçor, da EDA, da SATA e de todas as empresas mercantis.


O governante desafiou também a bancada social-democrata a dizer onde vai cortar os prometidos 20 milhões de euros nas chamadas “gorduras” da administração regional.


O PSD prometeu um corte de 20 milhões nas “gorduras” da administração regional mas, até agora, a proposta que apresentou é de apenas um quarto daquele valor e, aplicando às rubricas que referiram, representa somente 2,2 milhões de euros, adiantou Sérgio Ávila.



GaCS

Sem comentários: