quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governo apresenta obra subordinada ao tema “Uma floresta com história”


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas apresenta, amanhã, uma publicação em banda desenhada infanto-juvenil subordinada ao tema “Uma floresta com história”, editada pela Direção Regional dos Recursos Florestais, com textos da professora Ana Bretão.



Nesta publicação, o “Vivota”, a mascote do Centro de Divulgação Florestal do Núcleo Florestal das Fontinhas, na ilha Terceira, acompanhado pelo seu bom amigo “Pio”, guiam o leitor ao longo de 28 páginas, numa retrospetiva histórica até à chegada dos primeiros povoadores às ilhas, focando-se os principais aspetos marcantes da evolução do coberto florestal ao longo dos séculos, nos Açores em geral, e na ilha Terceira em particular.


Recorrendo a imagens apelativas e textos cuidados, são abordados períodos como a sobre-exploração das florestas primitivas, a exploração florestal como suporte de atividades económicas, a chegada dos serviços florestais aos Açores, os incentivos à florestação e a domesticação de algumas espécies da floresta natural, agora em curso.


De uma forma descontraída, mas também aqui não fugindo ao rigor dos fatos, abordam-se assuntos muito sérios e sensibiliza-se quem lê a obra para a importância de preservar o património natural dos Açores.


A cerimónia de apresentação desta obra terá lugar pelas 10h30, no Centro de Divulgação Florestal, localizado no Viveiro Florestal de Espécies Autóctones, no Núcleo Florestal das Fontinhas, um espaço onde é disponibilizado, aos visitantes, um conjunto de informação técnica, uma de carácter mais geral, complementar dos conteúdos programáticos lecionados nas escolas e outra mais direcionada para o conhecimento da floresta natural, das espécies que a compõem e das ações que este serviço desenvolve para a conservar.


Neste espaço a informação é veiculada de uma forma acessível, sem perder o rigor científico que se impõe, existindo a preocupação de, em cada caso, se escolher os suportes de comunicação mais adequados ao fim em vista.



GaCS

Sem comentários: