sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bandeiras azuis hasteadas hoje em Vila Franca do Campo


Foram hoje hasteadas as duas bandeiras azuis referentes ao Concelho de Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel. Com este gesto ficam garantidas as três dezenas de condições referentes a segurança, qualidade ambiental, serviços prestados e educação ambiental. As duas praias que agora ostentam o galardão são a Vinha d’Areia e a Praia de Água d’Alto.

O diretor regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, referiu à margem da sessão solene do primeiro hastear que este era “um resultado do trabalho já efetuado durante o período de preparação, mas também uma enorme responsabilidade para a garantia futura das condições atuais.” Adiantou também que “o Governo estará sempre ao lado das entidades gestoras auxiliando, mas também efetuando o papel que lhe cabe na monitorização do desempenho, assegurando que a dignidade inerente a uma Bandeira Azul hasteada não é de todo ferida.”

Na praia da Vinha da Areia foi também hasteada a bandeira da “Praia Acessível – Praia para Todos”, galardão atribuído pelo Instituto Nacional de Reabilitação às zonas balneares que oferecem especiais acessibilidades aos cidadãos com limitações físicas acrescidas. Sobre este assunto, o diretor regional referiu que “a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo revela, como acontece em 14 outros locais nos Açores, especial sensibilidade e vontade de apostar numa sociedade mais inclusiva.”

Este ano, ao arquipélago foi atribuído o galardão QualityCoast, nível Ouro e número 1 da Europa graças à garantia de um turismo mais sustentável. “Este resultado, que nos aproxima da excelência, é o corolário de um esforço do Governo e restantes parceiros. Ao nível da gestão das zonas balneares merecem particular destaque as autarquias, as empresas municipais, a autoridade marítima, os nadadores salvadores e a sua associação regional e as empresas privadas envolvidas.” adiantou ainda Frederico Cardigos.



GaCS

Sem comentários: