quarta-feira, 20 de junho de 2012

Centro de Interpretação dos Capelinhos “marca a forma” como os Açores aplicam fundos estruturais


O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, é um projeto que “marca a forma” como os Açores aplicam os fundos estruturais.

A opinião é do Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Rui Amann, que acompanha, nesta quarta-feira, o Diretor da Comissão Europeia - DGREGIO para Itália, Malta, Portugal e Espanha, Raoul Prado, na visita aos projetos financiados pelo FEDER e Fundo de Coesão nas ilhas do Faial e do Pico,

Segundo referiu Rui Amann, projetos como o do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos “têm um interesse e uma visibilidade muito grandes, o que lhes dá também “uma boa imagem da aplicação dos fundos estruturais”.

Em 2011, conforme recordou aquele responsável, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos foi distinguido, na categoria de “fotografia promocional de um projeto cofinanciado”, com o prémio anual da Comissão Europeia “RegioStars Awards”, que premeia os projetos mais inovadores apoiados pela política regional.

Para o Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, a infraestrutura construída nos Capelinhos “marca a forma como aplicamos os fundos estruturais”, que não se esgotam apenas em áreas como a economia e a educação.

Para além do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, nesta quarta-feira o Diretor da Comissão Europeia - DGREGIO para Itália, Malta, Portugal e Espanha, Raoul Prado, visita igualmente as obras em curso na Frente Marítima da Horta, bem como o Porto da Madalena e o Laboratório Regional de Enologia, na ilha do Pico.

Amanhã, já em São Miguel, Raoul Prado, que é apontado como tendo uma “capacidade de influência muito grande” ao nível dos fundos estruturais, participará na reunião da Comissão de Acompanhamento dos Programas ProConvergência e Pró-Emprego.

Nessa reunião, serão “prestadas contas” sobre aplicação nos Açores dos apoios comunitários provenientes do FEDER e do Fundo de Coesão, ao mesmo tempo que será apresentado um relatório de execução relativo a 2011 e feito um ponto de situação atualizado.



Anexos: Imagens:
2012.06.20-DRPFE-VisitaProjetosFinanciados1.mp3
 2012.06.20-DRPFE-VisitaProjetosFinanciados2.mp3


GaCS

Sem comentários: