terça-feira, 26 de junho de 2012

Os Açores são “estufa para as aplicações espaciais”, diz Diretor Regional da Ciência e Tecnologia


O Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, referiu hoje, na cerimónia de abertura do seminário dedicado às tecnologias espaciais, que se realiza em paralelo ao Toulouse Space Show, em França, que as Regiões, como os Açores, são uma “estufa” para o desenvolvimento de aplicações espaciais.

Paulo Menezes definiu a “estufa como o espaço que reúne as condições ideais para o desenvolvimento de um determinado produto” e, portanto, protegido de situações adversas que prejudicam esse desenvolvimento, um produto que se pretende que seja de grande qualidade. A partir desta analogia, o governante frisou que “as regiões, enquanto laboratórios naturais, são microclimas para a investigação, oferecem especificidades e vantagens que as transformam em locais de excelência para o desenvolvimento ou demonstração de projetos”.

A Europa está atualmente a desenvolver uma política espacial eficaz que disponibilize os dispositivos necessários para enfrentar alguns dos principais desafios globais e, em especial, concretizar os sistemas Galileo e GMES.

Em Toulouse, Paulo Menezes afirmou que os Açores estão atentos e querem responder a estes desafios, colocando-se na linha da frente. Com este desígnio, o Governo dos Açores tem apostado fortemente nas tecnologias espaciais, valorizando assim a centralidade no Atlântico Norte, uma mais-valia para Portugal e para a Europa.

Além dos investimentos já realizados em Santa Maria, decorrem atualmente os primeiros trabalhos em Santa Maria que levarão à instalação de uma antena VLBI naquela ilha, integrada na Rede de Estações Geodinâmicas e Espaciais que foi protocolada com o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. O Governo açoriano, acrescentou o Diretor Regional, aposta nestas tecnologias porque “tem plena consciência que poderão potenciar o desenvolvimento económico e social da Região”.

A Região Açores ambiciona a constituição de um verdadeiro cluster espacial em Santa Maria e está empenhada na instalação de novas estações naquela ilha, que oferece as condições para o acolhimento de outras infraestruturas, designadamente no âmbito do Galileo e do GMES.

“O tema do espaço será matéria incontornável no processo de desenvolvimento nos Açores de uma Estratégia de Especialização Inteligente, em linha com a Estratégia Europa 2020. Promover o crescimento económico, garantindo a eficiente utilização dos recursos disponíveis, aplicando adequadamente o investimento, sem descurar as sinergias entre as diversas regiões é, genericamente, o que se pretende”, disse ainda Paulo Menezes, sublinhando a máxima de que “a nossa centralidade é fator de competitividade.”


GaCS

Sem comentários: