sexta-feira, 22 de junho de 2012

Primeiros Acordos Coletivos de Trabalho na área da saúde terão impacto positivo para os médicos e para os açorianos


O Secretário Regional da Saúde assinou em Angra do Heroísmo os Acordos Coletivos de Trabalhos relativos à carreira médica no âmbito do Serviço Regional de Saúde, tanto para os profissionais que exercem funções pública como para os que prestam trabalho nos hospitais da Região.

Nas palavras proferidas na ocasião Miguel Correia disse que “são dois bons acordos quer para os profissionais médicos quer para os açorianos”.

Uma das novidades nestes acordos é a criação de um incentivo remuneratório para os médicos de família que aceitarem aumentar o número de utentes nas suas listas. O valor do incentivo será proporcional ao número de utentes a mais, até um limite máximo de 2500.

Calcula-se que esta medida poderá garantir que pelo menos mais 18 mil açorianos venham a ter médico de família.

Todavia se todos os médicos aderirem poder-se-á garantir médico de família a mais 26 mil açorianos.

A outra novidade tem a ver com o regime de disponibilidade que é prestado na urgência. Os médicos que aceitarem este regime recebem uma compensação remuneratória de mil euros mensais, sendo que quando forem chamados e prestar serviço na urgência são remunerados como trabalho extraordinário em presença física. “O nosso objetivo é pagar o trabalho extraordinário que for efetivamente prestado”, observou Miguel Correia.

É uma forma de remunerar o trabalho extraordinário, num regime alternativo às prevenções, trazendo mais justiça entre as especialidades médicas que são chamadas mais vezes à urgência.

Segundo Miguel Correia trata-se de um instrumento introduzindo nesta negociação, inovador à escala nacional, esperando-se, agora, uma adequada negociação entre os hospitais e os profissionais médicos que prestem trabalho na urgência.

O secretário da Saúde expressou ainda a sua satisfação pelo facto de te sido possível alcançar estes dois objetivos e agradeceu aos representantes do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e do Sindicato Independente dos Médicos o bom diálogo que marcou as negociações e que permitiu chegar a este momento.


Anexos:
2012.06.22-SReS-Médicos.mp3


GaCS

Sem comentários: