segunda-feira, 25 de junho de 2012

Governo dos Açores defende que jovens e crianças são potencial de mudança


A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social disse hoje que “nos Açores não desistimos dos nossos jovens! Acreditamos efetivamente que são o futuro, não apenas porque são os adultos de amanhã, mas sobretudo porque acreditamos que está na juventude o potencial de capacidade de mudança e de transformação que o presente exige”.

Aliás, frisou, é com esta “convicção que o Governo dos Açores tem vindo a implementar um conjunto de políticas integradas e transversais aos vários setores governativos, que visam promover, apoiar, prevenir, educar, incentivar e proteger as nossas crianças, os nossos jovens e as suas famílias”.

Elencando as várias medidas governamentais de apoio aos jovens e crianças, Natércia Gaspar destacou, na área social, a Rede Regional de Equipamentos e as respostas para a área da infância e juventude, os projetos de Educação Parental e de Integração Familiar e ainda o Projeto Coneta para prevenção da violência filioparental.

Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social falava na sessão de abertura da conferência Adolescência nunca mais!!!..., integrada no Ciclo de Conferências da Direção Regional da Juventude, no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.

Natércia Gaspar considerou ainda “importante valorizar e acarinhar as nossas crianças e jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e feliz de forma a termos adultos melhor preparados, a todos os níveis, para as diversas dimensões da vida em sociedade.”

Segundo realçou, este “imperativo assume maior importância se considerarmos que os Açores são a Região mais jovem do país”, acrescentando que “é por eles e com eles que se tem que preparar o futuro!”.

Para Natércia Gaspar, “a família, como primeiro espaço de socialização, tem um papel fundamental e insubstituível na transmissão de afetos, de segurança e de sentimento de pertença,”, uma função que, no entender da Diretora Regional, “não pode ser transferida para nenhuma outra pessoa ou entidade, porque mais ninguém a fará tão bem como as nossas famílias.

No final da sua intervenção, a Diretora Regional enalteceu ainda a importância do tema em debate nesta conferência, uma vez que “todos sabemos que a adolescência é das etapas da nossa vida mais marcante e mais determinante. É uma etapa de transição para a vida adulta, na qual descobrimos a nossa identidade e definimos a nossa personalidade”.


GaCS

Sem comentários: