sexta-feira, 29 de junho de 2012

“Território e Paisagem na Ilha de São Miguel: Séculos XV a XVIII” apresentado segunda-feira na BPARPD


A Presidência do Governo Regional dos Açores apresenta, através da Direção Regional da Cultura, no dia 2 de Julho, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o livro “Território e Paisagem na Ilha de São Miguel: Séculos XV a XVIII”, da autoria do arquiteto Rui Miguel Goulart de Almeida.

A obra constitui uma tese de mestrado em História da Arte da Idade Moderna: Arquitetura e Urbanismo, apresentada na Universidade Nova de Lisboa e inclui três capítulos (Terra, Céu e Mar) que percorrem o descobrimento da ilha de São Miguel, o povoamento, os vários tipos de paisagem, as construções “primitivas”, os vários tipos de arquitetura, o mar, os portos, as fortificações e a especificidade arquipelágica que influi ao longo dos anos.

Na introdução do livro, o autor refere: “Num momento de particular transformação em São Miguel, especificamente a partir dos finais dos anos oitenta do século XX, e num contexto de profundas alterações urbanas baseadas no “urbanismo científico”, abstraído das realidades locais, em especial históricas (de génese), o presente trabalho procura evidenciar a “alma” desta ilha. Como arquiteto, interessa-me compreender a ilha onde nasci, vivo e trabalho e entender a sua essência e singularidade, para melhor a servir e proteger”.

Natural da freguesia da Fajã de Cima, em São Miguel, Rui Goulart de Almeida viveu e estudou nos Estados Unidos da América onde iniciou os seus estudos em Arquitetura.

Licenciou-se em Arquitetura em 1989, na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e em 2008 obteve o grau de Mestre em História da Arte na área de Urbanismo e Arquitetura. Concebeu mais de trezentos projetos, nos Estados Unidos da América, nos Açores e em Lisboa, com um grande número de obras executadas.

Desenvolve ainda atividade de Design Industrial e Design Gráfico. Já expôs os seus trabalhos de Arquitetura nos Açores e em Lisboa e já publicou nas revistas “Arquitecti” e “Arquitectura e Vida”.

O livro “Território e Paisagem na Ilha de São Miguel: Séculos XV a XVIII” é uma obra que interessará seguramente aos historiadores e ao público em geral.



GaCS

Sem comentários: