sexta-feira, 22 de junho de 2012

Governo apresenta estudos para ampliação do Porto da Casa


O Governo dos Açores apresentou hoje os diversos estudos e as diferentes possibilidades técnicas para o reordenamento e prolongamento do Porto da Casa, na ilha do Corvo, numa sessão que decorreu no auditório da Câmara Municipal local, presidida pela Secretária Regional da Economia.

Luisa Schanderl, recordou que esta é uma intervenção que decorre de um compromisso assumido pelo Governo dos Açores com o objetivo de “introduzir melhorias significativas às atuais condições de operação”, nomeadamente através “da separação das áreas dedicadas às diferentes atividades como é o caso das pescas, do transporte de passageiros e carga e das operações marítimo turísticas”.

Segundo a governante, “os estudos que foram realizados servirão de base à elaboração dos diferentes projetos para posteriormente se realizarem os ensaios em modelo reduzido”.

“Pelas características do porto, as intervenções a realizar exigem grande ponderação de forma a acautelar que são encontradas as melhores soluções, não só quanto à obra em si, mas também de forma que ela corresponda às necessidades da ilha”.

Os estudos hoje apresentados contemplam a “melhoria das condições de operacionalidade e segurança das atividades das pescas, recreio náutico e marítimo-turísticas através do reforço das condições de abrigo dos cais”. Estas atividades deixam de ser realizadas no cais comercial o que “contribui igualmente para o reforço da sua operacionalidade”.

Está, também, prevista a ampliação da área de estacionamento em terra, melhorando as condições de segurança atuais uma vez que a rampa de acesso ao porto deixa de ser utilizada para este fim.

Segundo o planeamento apresentado hoje pela Secretária Regional da Economia, a intervenção a realizar será faseada, prevendo-se que seja concretizada primeiro a construção do núcleo de pescas e recreio náutico e posteriormente o prolongamento do molhe cais.


GaCS

Sem comentários: