quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Governo empenhado no potencial aeronáutico de Santa Maria, garante Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, anunciou hoje que o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores permitiu, entre setembro e dezembro de 2012, cerca de 1.800 dormidas em Santa Maria, o que prova o empenho do Executivo Regional em aproveitar o potencial aeronáutico da ilha.

“O Governo não está de braços cruzados e reafirma a sua convicção quanto ao potencial que o aeroporto de Santa Maria apresenta para dinamização da economia da ilha”, salientou Vasco Cordeiro, que falava no plenário da Assembleia Legislativa que está a decorrer na cidade da Horta.

Segundo o Presidente do Governo, foi este empenho do executivo que fez com que fosse dada a orientação ao Grupo SATA para instalar em Santa Maria o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, que representou um investimento total de cerca de 750 mil euros.

Neste centro já foi ministrada formação a cerca de quatro centenas de elementos da SATA, tendo sido também deslocados para Santa Maria duas dezenas de pilotos para receber formação em voo-base, o que, na prática, representou cerca de 1.800 dormidas na ilha entre setembro e dezembro do último ano.

De acordo com o Presidente do Governo, este dado não esgota, porém, o impacto que o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores tem para Santa Maria, apontando o exemplo dos módulos para formação (estruturas de aviões para treinos) que, na sua grande maioria, foram construídos na própria ilha.

“Nós acreditamos no potencial que Santa Maria encerra no domínio das infraestruturas aeroportuárias e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que se concretize”, assegurou Vasco Cordeiro, garantindo que, no processo de redução do horário de funcionamento do aeroporto, o Governo Regional já tomou várias posições públicas.

Segundo disse, o contrato de concessão entre o Governo da República e a ANA foi enviado ao Governo Regional para conhecimento, na sequência de um pedido via telefone do gabinete do Secretário Regional do Turismo e Transportes ao gabinete do Secretário de Estado dos Transportes.

Este contrato foi enviado para conhecimento e, no dia 21 de dezembro, o Governo Regional respondeu, dizendo que, pelo procedimento, não configurava um pedido de parecer e explanando um conjunto de questões relativamente a todo o contrato, nomeadamente, nas questões relativas ao aeroporto de Santa Maria.

“Primeiro, não houve pedido de parecer e, segundo, a Região só teve conhecimento do contrato porque pediu para ter conhecimento do mesmo”, assegurou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo dos Açores garantiu, por outro lado, não ser verdade que a Região tenha qualquer dívida à ANA relativa ao aeroporto da ilha.

O Governo Regional apenas mostrou disponibilidade para participar no processo de apuramento do quantitativo que poderia derivar do prolongamento do horário de funcionamento do aeroporto, tendo indicado o seu interlocutor, mas nunca obteve qualquer resposta por parte da empresa.


Anexos:
2013.01.17-PGR-ANA 01.mp3 
2013.01.17-PGR-ANA 02.mp3


GaCS

Sem comentários: