terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sérgio Ávila acredita que açorianos vão vencer o desafio imposto pela difícil conjuntura económica


O Vice-Presidente do Governo dos Açores assegurou que “é possível lutar para minimizar os efeitos da conjuntura externa na Região e, consequentemente, no desemprego”, apontando o "reforço da componente das medidas ativas" de criação de emprego e de apoio às famílias, mas também de apoio às empresas, enquanto entidades geradoras de emprego.

Sérgio Ávila falava no final da ronda de audições aos partidos políticos e parceiros sociais sobre as propostas de Orientações de Médio Prazo 2013-2016 e de Plano Anual Regional para 2013, que tiveram lugar no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, nas quais acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

O Vice-Presidente salientou que o consenso gerado à volta da necessidade de criar e manter empregos, de apoiar empresas e famílias e de garantir a sustentabilidade do Serviço Regional de Saúde, como grandes prioridades, será plasmado nas antepropostas dos dois documentos, que serão enviadas aos parceiros sociais a 23 de janeiro, para parecer.

Sérgio Ávila destacou a importância da definição das áreas e dos objetivos em que devem ser afetados os recursos públicos, considerando que o que une parceiros sociais e Governo “é substancialmente superior” ao que os separa.

“Se todos unirmos esforços, se acolhermos os contributos de todos, poderemos, em conjunto, lutar e assim criar condições para minimizar este enquadramento externo à Região, que é difícil, que afeta as empresas e as famílias e que se reflete na problemática do emprego”, disse.

Sérgio Ávila realçou também o bom acolhimento e os contributos que a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial mereceu da generalidade dos parceiros sociais e considerou que o Plano vai ajudar à sua operacionalização.

O desafio agora, segundo o Vice-Presidente do Governo, é vencer as dificuldades impostas pela conjuntura adversa, frisando não ter dúvidas que “não será um desafio que será vencido pelo Governo, mas uma vitória dos açorianos.”


Anexos:
2013.01.15-VPGR-FazBalançoAudiçõesSobrePlano2013.mp3



GaCS

Sem comentários: