sábado, 26 de janeiro de 2013

"Mestres de dança" no Museu de Angra do Heroísmo


O Museu de Angra do Heroísmo realiza a 3 de fevereiro um ateliê infantil denominado "Mestres de Dança", integrado no programa de dinamização da exposição "O Carnaval é um Palco, a Ilha uma Festa", da autoria de Rui Mourão, que está patente na Sala Dacosta até 12 de fevereiro.

Neste ateliê gratuito, que decorrerá entre as 15h00 e as 17h00, as crianças a partir dos 5 anos terão oportunidade de visitar aquela videoinstalação, que documenta várias manifestações e vivências do carnaval terceirense.

Os pequenos participantes nesta iniciativa vão depois construir uma pandeireta e aprender a manejá-la à maneira dos mestres de pandeiro, seguindo as instruções do mestre do bailinho da Sociedade Recreativa e Musical da Terra-Chã, Décio Rocha.

A exposição “O Carnaval é um Palco, a Ilha uma Festa”, que já esteve patente no Museu Nacional de Etnologia, resulta de uma recolha em vídeo do carnaval terceirense efetuada em 2012, que testemunha a transfiguração coletiva de uma ilha que, ciclicamente, se transforma em palco, encenando “um teatro popular, fundido numa especificidade carnavalesca, com um estilo próprio, simultaneamente ancorado em tradições antigas e permeável à inovação”, de acordo com o seu autor.

Esta videoinstalação, segundo Rui Mourão, “cruza antropologia e vídeoarte", documentando "uma múltipla perceção de um fenómeno também ele múltiplo na sua estrutura cultural, artística, histórica, económica, social, política, etnográfica e, no fundo, identitária”.



GaCS

Sem comentários: