sábado, 26 de janeiro de 2013

"Fragmentos do Barroco" no Museu Carlos Machado


“Fragmentos do Barroco” é o título da próxima edição do projeto “O Museu e a Escola”, promovido pelo Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, que visa, através da realização de diversas iniciativas, potenciar recursos educativos resultantes da interligação entre as duas instituições.

No âmbito deste projeto será inaugurada na terça-feira, às 18h30, na sala de exposições temporárias do Núcleo de Arte Sacra, uma mostra de trabalhos realizados por alunos dos cursos de Artes Visuais e Tecnológico de Multimédia da Escola Secundária Antero de Quental.

Os trabalhos expostos resultam de uma ação interdisciplinar, no quadro de um projeto desenvolvido na disciplina de Desenho, com a colaboração das disciplinas de Português e de História da Cultura e das Artes.

Numa primeira fase, foi realizado o registo gráfico do imaginário barroco da Igreja de Todos os Santos (Igreja do Colégio), incluindo a talha e os painéis cerâmicos, tendo sido depois elaborado um trabalho final com base nos dados recolhidos.

Pretendia-se que cada aluno elaborasse uma representação gráfica, com exploração da capacidade de síntese, para um painel cerâmico, tendo como referência a estética barroca da Igreja de Todos os Santos, o Sermão de Santa Teresa, que o Padre António Vieira pregou nesta igreja, o exemplo humanista de Aristides de Sousa Mendes e a iniciativa do Alto Comissariado para a Imigração denominada "A Família do Lado".

A mostra dos trabalhos realizados estará disponível ao público até 29 de fevereiro, estando esta atividade sujeita a marcação no Serviço Educativo do Museu Carlos Machado.



GaCS

Sem comentários: