segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Luíz Fagundes Duarte reuniu com a Comissão Científica do Plano Regional de Leitura


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura presidiu hoje, na Ribeira Grande, em S. Miguel, à reunião da Comissão Científica do Plano Regional de Leitura, num encontro para fazer o ponto da situação da atividade desenvolvida e delinear novas estratégias.

Luíz Fagundes Duarte salientou que a reunião, que decorreu na Escola Básica Integrada da Maia, visou concertar posições sobre algumas linhas do Plano Regional de Leitura, que tem “como principal objetivo criar hábitos de leitura junto das crianças e jovens açorianos”.

Nesse sentido, uma das conclusões deste encontro é "a realização, em breve, de uma reunião com os coordenadores de português de todas as escolas da Região", onde se pretende que apresentem os seus contributos, através de sugestões ou críticas.

"No fundo, pretende-se ouvir os professores de português, pois são eles que estão no terreno”, frisou o Secretário Regional.

Luíz Fagundes Duarte admitiu, por outro lado, que “uma vez que os alunos açorianos têm português", poderão ser integradas na lista do Plano Regional de Leitura "obras em inglês, de autores americanos ou descendentes de portugueses, e que têm a ver com os Açores, muitas vezes em contexto de emigração”.

O Secretário Regional salientou a possibilidade de serem incluídas obras como “Moby Dick”, de Herman Melville, que tem temática açoriana em alguns aspetos, frisando que se pretende com este plano chegar não só aos professores de português, mas também possibilitar encontrar nessa lista obras em outra língua, como inglês ou francês.

Com estas alterações, frisou Luíz Fagundes Duarte, pretende-se incentivar a leitura junto das crianças e jovens açorianos, com primazia pela língua-mãe, mas também alargando os horizontes dos jovens.

O Plano Regional de Leitura foi lançado com o propósito de conceber um guia de leituras destinado aos jovens açorianos, contendo autores e obras açorianas ou relacionados com os Açores, com vista a desenvolver hábitos de leitura.


Anexos:
2013.01.21-SRECC-PlanoLeitura.mp3


GaCS

Sem comentários: