quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Governo Regional empenhado na proibição da venda de drogas legais nos Açores


O Secretário Regional da Saúde confirmou hoje, em Ponta Delgada, a firme intenção do executivo açoriano em proibir a comercialização de substâncias psicoativas na Região Autónoma dos Açores.

Luís Cabral, que visitou as instalações da ARRISCA - Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, assegurou que a proposta de decreto legislativo regional que foi aprovada em Conselho do Governo aponta “de uma forma clara e evidente” no sentido da proibição de venda daquelas substâncias, vulgarmente conhecidas como drogas legais.

A visita do Secretário Regional à ARRISCA, para além de permitir conhecer as questões mais prementes do seu funcionamento, possibilitou um contato com os seus profissionais para se perceber, da parte deles, “qual o impacto que a nova legislação vai ter na população e indagar, por via disso, se o Governo Regional está a caminhar no percurso certo”.

No que se refere às drogas ilegais, o Secretário Regional da Saúde considerou que é importante que as instituições parceiras possam perceber que, apesar de não haver uma direção regional que trate das dependências, “isso não significa menos apoio ou um voltar atrás por parte do Governo” nesta problemática.

Nesse sentido, Luís Cabral assegurou que a Direção Regional da Saúde vai imprimir, de forma consistente e articulada, um novo fôlego ao combate às toxicodependências.

Luís Cabral frisou ainda que “há uma clara necessidade de apoiar os projetos que mostraram, até agora, bons resultados”, defendendo que, neste período de maior dificuldade financeira, “se deve desincentivar os projetos que não têm produzido os resultados positivos que se esperavam”.



Anexos:
2013.01.31-SRS-AssociaçãoArrisca.mp3


GaCS

Sem comentários: