quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Governo Regional altera legislação do 1.º ciclo do ensino básico


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura (SRECC) anunciou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, uma alteração “profunda” da portaria que estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação das aprendizagens e competências dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Luiz Fagundes Duarte, que falava no início de uma visita de trabalho a diversas escolas de S. Miguel, revelou que serão efetuadas cerca de duas dezenas de alterações, que vão desde a simplificação “da carga burocrática que recai sobre o docente” até à criação de um programa específico de recuperação da escolaridade.

Estas alterações, que, entre outros aspetos, visam uniformizar os procedimentos na Região e no restante território nacional, designadamente a introdução de provas finais no 4.º ano a Português e Matemática, têm em vista alcançar “uma melhoria da qualidade do ensino ministrado” nos Açores.

Luiz Fagundes Duarte realçou que, com estas alterações, o docente “ver-se-á livre de trabalho burocrático”, focando a sua atenção nas suas funções de preparar e ministrar aulas, bem como proceder à adequada avaliação dos seus alunos.

O Secretário Regional lembrou que as alterações agora anunciadas para o 1.º ciclo vão também ocorrer proximamente nos restantes graus de ensino, “no cumprimento do Programa do Governo e dos compromissos eleitorais” assumidos pelo Partido Socialista.



Anexos:
2012.01.30-SRECC-VisitaEBILagoa.MP3


GaCS

Sem comentários: