quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Centro Ambiental do Priolo reabre ao público em fevereiro


O Centro Ambiental do Priolo, localizado na Reserva Florestal de Recreio da  Cancela do Cinzeiro reabre ao público a partir do próximo sábado, dia 2 de Fevereiro, passando a ser possível a visitação aos fins de semana e feriados, das 12h às 17h. 

O Centro Ambiental do Priolo (CAP) é um centro de interpretação e educação ambiental que pretende contribuir para o conhecimento do Priolo e a preservação do seu habitat, a floresta Laurissilva, sendo também um importante  ponto de informação para os visitantes da parte oriental do Parque Natural de São Miguel. Em 2012 o CAP recebeu cerca de 3100 visitantes e realizou atividades para quase 2000 jovens de escolas e outras entidades de São Miguel.

Através de marcação prévia e dependendo da disponibilidade dos técnicos do CAP, são ainda possíveis visitas em outros dias e horários. A partir do mês de Maio, entra em vigor o horário de verão em que o horário será ampliado para das 10h às 18h de terça a domingo.

Com a reabertura do espaço de visitação, retoma-se também o Programa de atividades, com um conjunto diverso de ações que pretendem dar a conhecer a todos os interessados a Natureza e biodiversidade dos Açores.

Assim sendo, fevereiro começa com a celebração do Dia Mundial das Zonas Húmidas no dia 2, em que se realizará uma visita guiada a uma das zonas húmidas mais importantes da ilha de São Miguel, as turfeiras do Planalto dos Graminhais. No dia 16 de fevereiro, terão lugar duas atividades: de manhã, uma saída de observação de aves na Lagoa das Furnas e da parte da tarde, animação para miúdos e graúdos na Galeria/Bar Arco 8 no PRIOLO FEST. Para acabar o mês, irá realizar-se no dia 23 de Fevereiro uma visita e plantação de flora endémica numa das áreas de intervenção do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, cujas ações têm vindo a recuperar importantes áreas naturais na parte oriental do Parque Natural de Ilha de São Miguel.

Todas estas atividades são gratuitas mas requerem inscrição obrigatória no site http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.  Este conjunto de atividades é uma excelente maneira de passar um fim de semana diferente, junto da natureza aproveitando para conhecer muitos dos valores naturais que São Miguel tem para nos oferecer.



www.spea.pt

Centro Ambiental do Priolo – Centro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direção Regional dos Recursos Florestais e enquadrado no projeto de conservação do Priolo, LIFE Priolo.
centropriolo.spea.pt

Life Laurissilva Sustentável – Projeto financiado pelo programa Life+ da Comissão Europeia, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação para a conservação e recuperação dos habitats naturais de floresta de laurissilva e de turfeiras de altitude.
www.spea.pt/life_laurissilva

Visite-nos:

www.facebook.com/spea.Birdlife

https://twitter.com/spea_birdlife



Sem comentários: