quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Presidente do Governo convoca Conselho de Concertação Estratégica para analisar Agenda para o Emprego


O Presidente do Governo dos Açores convocou para sexta-feira, na Praia da Vitória, uma reunião do Conselho Regional de Concertação Estratégica, onde serão analisadas as medidas que compõem a Agenda para o Emprego e Competitividade Empresarial, aprovadas há menos de um mês.

O Conselho de Governo Extraordinário aprovou, a 17 de dezembro, cerca de seis dezenas de medidas para dar resposta à criação de emprego, das quais cerca de 70 por cento assumem um caráter inovador na Região.

Estas medidas visam responder a dois objetivos definidos e calendarizados: por um lado, a necessidade conjuntural de implementação urgente de medidas que mitiguem a atual situação económica e social da Região e, por outro, a adoção de programas estruturais que permitam criar um ambiente favorável às empresas.

A Política de Incentivos, o Fomento das Exportações e Promoção da Região, a Promoção da Inovação e do Empreendedorismo, o Capital de Risco, o Apoio à Reestruturação Financeira, as Medidas de Apoio ao Emprego e Formação Profissional e a Reabilitação Urbana são os sete eixos em que se integram as medidas que serão analisadas com os parceiros sociais na reunião de sexta-feira.

Aquando do Conselho de Governo Extraordinário, Vasco Cordeiro salientou que a aprovação deste conjunto de medidas constituiu a prova que o Governo Regional está “verdadeiramente empenhado em dar resposta ao maior desafio com que os Açores estão confrontados – a criação de Emprego”.

O Conselho Regional de Concertação Estratégica, presidido pelo presidente do Executivo regional, é o órgão de consulta e concertação no domínio das políticas económica, social e ambiental, sendo composto por representantes dos parceiros sociais da Região Autónoma dos Açores.

Este órgão integra representantes dos trabalhadores, dos empregadores, dos setores das Pescas e da Agricultura, das autarquias locais, das Instituições Particulares de Solidariedade Social, das associações de defesa do consumidor, de defesa do ambiente, da área da igualdade de oportunidades para mulheres e homens, da Universidade dos Açores, além dos representantes dos Açores no Conselho Económico e Social e três personalidades de reconhecido mérito nas áreas de competência do Conselho.

A reunião está agendada para as 14 horas de sexta-feira, 11 de janeiro, na Academia de Juventude da Praia da Vitória.
 

GaCS/PC

Sem comentários: