quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

87 Bandeiras Verdes distinguem Eco-Escolas dos Açores


A Região Autónoma dos Açores conta com 87 Eco-Escolas, distinguidas pelo mérito do trabalho desenvolvido ao nível da sustentabilidade ambiental no ano letivo 2011/2012, o que lhes permite hastear bandeiras verdes ao longo deste ano.

A Bandeira Verde é o galardão que premeia as boas práticas ambientais dos estabelecimentos de ensino que se inscrevem no programa Eco-Escolas, uma iniciativa de âmbito internacional promovida pela Foundation for Environmental Education, a que Portugal aderiu em 1996 através da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Nos Açores, o programa começou a ser implementado em 1999 através da Rede Regional de Ecotecas dos Açores, sob a coordenação da Direção Regional do Ambiente.

Nesse primeiro ano letivo aderiram apenas quatro escolas da Região, mas em 2011/12 foram 97 as escolas que se inscreveram nesta iniciativa.

O programa Eco-Escolas, inicialmente dirigido a escolas de primeiro ciclo, abrange atualmente jardins-de-infância, escolas profissionais, centros de atividades ocupacionais, ATL's e universidades.

A adesão ao programa para o ano letivo 2012/2013 pode ser feita até ao final de fevereiro, devendo as escolas interessadas submeter a sua inscrição junto da plataforma online da ABAE (www.abae.pt) ou contactar a Ecoteca da sua ilha.

Os estabelecimentos de ensino podem ainda consultar os sites http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php (coordenação nacional do programa Eco-Escolas) e http://educarparaoambiente.azores.gov.pt (Educar para o Ambiente – portal de Educação Ambiental do Governo Regional dos Açores) para obterem mais informações.



GaCS

Sem comentários: