sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parque Natural de S. Miguel cria abrigos para o único mamífero endémico dos Açores


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, numa iniciativa ecológica para promover o habitat do morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), o único mamífero endémico do arquipélago, promoveu, através do Parque Natural de S. Miguel, no âmbito do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental (PRESAA), a colocação de caixas de abrigos na Área Protegida das Furnas.

Este morcego, que pesa apenas 13 gramas, vive em colónias nas cavidades de árvores, rochas e fendas de muros/edifícios e alimenta-se de insetos, sendo capaz de ingerir milhares durante uma única sessão noturna (aproximadamente 3.000, o equivalente ao seu peso, o que se traduz em cerca de 4 kg/ano).

Esta é uma espécie essencial para o controlo de pragas como os mosquitos em zonas habitacionais ou a mosca da fruta em áreas de pomar, pelo que a construção destes abrigos pretende salvaguardar algumas condições do habitat desta espécie em vias de extinção.

A madeira utilizada nestes abrigos é proveniente de espécies invasoras, neste caso concreto, a Acacia melanoxylon, resultante de um corte de árvores nas margens da ribeira do Rosal, num processo contínuo de requalificação ambiental e paisagística daquela área.

A execução e colocação dos abrigos ficou a cargo dos trabalhadores do programa de Colocação Temporária de Trabalhadores Subsidiados (CTTS), afetos a estes serviços e responsáveis pela realização de inúmeras peças em madeira para a área de Paisagem Protegida das Furnas.

Além da colocação em áreas de gestão própria, foram também distribuídos abrigos pelos vários parceiros do Projeto de Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas.



GaCS

Sem comentários: