quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Concerto de cravo de Van Manen no Museu da Horta


O Museu da Horta promove sábado, na Casa Manuel de Arriaga, pelas 20h00, a realização de um concerto de cravo por Gustaaf Van Manen, que incluirá a apresentação de obras de Jan Peterszoon Sweelinck, Johann Jakob Froberger, José António Carlos de Seixas, Dietrich Buxtehude, Gottlieb Mufrat e Johann Sebastian Bach.

O cravista Gustaaf Robert Van Manen nasceu na Holanda em 1946, estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão e no Conservatório Superior desta cidade holandesa, tendo-se licenciado em pedagogia da música e piano em 1969.

Em 1980 radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro, e a partir de 1983 trabalhou como professor no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo nas disciplinas de piano, órgão, repertório, composição e análise, acústica e história da música.

De 1985 a 1998 lecionou a disciplina de pedagogia da música no curso de professores do ensino básico e de educadores de infância na Universidade dos Açores.

Foi eleito presidente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, cargo que ocupou de 1999 a 2004, data da sua reforma.

É organista da Igreja do Carmo, igreja do antigo Colégio dos Jesuítas de Angra do Heroísmo, e foi diretor musical da American Chapel na Base das Lajes.



GaCS

Sem comentários: