segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Documentário “Atlas do Priolo 2012” apresentado em Lisboa


27 de fevereiro, às 18h30, na FNAC do Vasco da Gama 

Na próxima quarta-feira será apresentado e exibido pela primeira vez no continente o documentário “Atlas do Priolo”, um projeto que levou à ilha de São Miguel mais de 50 voluntários para recensear toda a população desta espécie de ave endémica e exclusiva dos Açores. O documentário foi produzido pela aidnature.org, em colaboração com a SPEA e apoio do Governo Regional dos Açores e do LIFE Laurissilva Sustentável. O documentário mostra imagens espetaculares de priolos e do único local do mundo onde vivem: a serra da Tronqueira e zona do Pico da Vara.

O documentário Atlas do Priolo acompanha a equipa da SPEA e voluntários, que durante quatro dias prepararam e executaram esta contagem de priolos na sua área de distribuição mundial, restrita à região oriental da ilha de São Miguel (concelhos do Nordeste e Povoação). Dá a conhecer os locais, a fauna, a flora e os problemas de conservação que o priolo enfrenta, assim como o trabalho que a SPEA e o Governo dos Açores têm realizado para contrariar as ameaças que colocam em risco a sobrevivência do Priolo.

A apresentação do documentário é também uma oportunidade de recordar que faltam apenas 6 dias para terminar a campanha internacional de crowdfunding “Vamos preservar o priolo”.

Esta campanha pretende mobilizar o maior número de apoiantes para que seja possível continuar o trabalho de conservação desta espécie e garantir a manutenção do seu habitat florestal, único nos Açores, tendo em conta que o projeto LIFE Laurissilva Sutentável termina em junho. O objetivo é angariar 28.000 dólares americanos (cerca de 21 250€), que irão contribuir para a continuação do esforço de recuperação do habitat do priolo através do controlo de vegetação invasora e posterior plantação de plantas nativas dos Açores. Os donativos podem ser feitos em http://www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch

SPEA- Açores

Sem comentários: