sábado, 23 de fevereiro de 2013

Vítor Fraga diz que Associação Amigos da Ilha das Flores é “exemplo de cidadania ativa ao serviço da comunidade”


O Secretário Regional do Turismo e Transportes classificou hoje a Associação Amigos da Ilha das Flores como “um excelente exemplo de cidadania ativa ao serviço da sua comunidade, integrando e promovendo a ilha das Flores em São Miguel e nos Açores”.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia do 10.º aniversário da associação, salientou que esta “é a demonstração clara de que os açorianos que vivem fora da sua ilha não esquecem a terra onde nasceram e têm orgulho em representá-la, estejam onde estiverem”.

O governante exortou, por isso, “os Amigos da Ilha das Flores a continuar a preservar a sua identidade própria, mantendo, entre todos florentinos em particular e açorianos em geral, a realidade do que somos feitos, que se resume e identifica nesta grande família de açorianas e açorianos, que Vitorino Nemésio interligou com o termo açorianidade e que associações como esta mantém aqui e além-fronteiras”.

Vítor Fraga reiterou ainda a “total disponibilidade em prosseguir a colaboração mantida com a Associação Amigos da Ilha das Flores”, quer ao nível da aquisição da sua sede social, como também ao nível de outros apoios, como das obras que foram levadas a cabo em 2008, entre outras colaborações.

É que, para o Governo dos Açores, “a edificação das sociedades modernas e culturalmente diversas não poderá ser feita de forma eficaz sem a motivação de todos para um bem geral mais abrangente e integrador”.

Sabendo bem o valor que o associativismo tem em todas as suas aceções, o Governo dos Açores aposta sempre nele como “veículo de desenvolvimento pessoal, social e coletivo, enquanto instrumento de integração e sentido de pertença”, disse Vítor Fraga.

O Secretário Regional lembrou, por isso, que podem contar com o executivo açoriano “para estreitar a ligação e a cooperação entre todos”.

"É nesta convergência de diferentes atores que podemos criar uma sociedade açoriana mais justa, mais coesa e mais rica culturalmente, preenchida pela participação cívica de todos”, defendeu.

Vítor Fraga aproveitou ainda a oportunidade para endereçar os parabéns ao jovem Cláudio Gomes, açoriano natural da ilha das Flores, que foi distinguido na semana passada com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian pelo seu trabalho sobre o “impacto da energia escura na dinâmica de enxames de galáxias”.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes salientou que, “de facto, o trabalho do jovem físico na área da Cosmologia reveste-se de especial interesse, tendo em conta que a ESA (Agência Espacial Europeia) - que tem uma parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto - deverá lançar em 2020 um satélite responsável pela caracterização do Universo”.

Concluindo, Vítor Fraga lembrou que “quando um de nós, florentinos, corvinos, marienses, picoenses, micaelenses, jorgenses, faialenses, terceirenses, graciosenses, enfim, açorianos, vence, vencemos todos”.

Está, por isso, “Cláudio Gomes de parabéns, está a Associação dos Amigos da Ilha das Flores de parabéns e estamos todos açorianos melhor acompanhados pelas nossas vitórias, a nossa força e o nosso engenho”, concluiu.


Anexos:
2013.02-23-SRTT-AAIF 1.mp3 
2013.02-23-SRTT-AAIF 2.mp3


GaCS

Sem comentários: