quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Luís Neto Viveiros diz que assinatura de protocolo de cooperação com a LactoPico é “ponto de partida”


O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje, nas Lajes do Pico, que a formalização do protocolo de cooperação entre a LactoPico, os seus produtores e o Governo dos Açores "não é um ponto de chegada, é sim um ponto de partida”.

“De uma situação em que muitos apostavam que estávamos no princípio do fim, a LactoPico, os seus produtores e o Governo dos Açores empenham-se, com determinação e com ambição, em garantir que estamos, isso sim, no fim do princípio de um trajeto que queremos e que tudo faremos para que seja coroado de sucesso, a bem da lavoura do Pico”, assegurou Luís Neto Viveiros, na assinatura do protocolo de cooperação do Plano Estratégico para a Recuperação Financeira da LactoPico.

O Secretário Regional, que recordou que o Governo dos Açores assumiu na ilha o compromisso de, “com determinação e ambição”, ajudar a LactoPico a vencer os “desafios do presente e do futuro”, fez questão de prestar homenagem aos produtores e à Direção da LactoPico.

“Na qualidade de Secretário Regional dos Recursos Naturais, garanto o nosso empenho e não duvido do de todos os que aqui hoje estão presentes, sem receio de enfrentar desafios num tempo particularmente difícil e através de compromissos que se vão reger pelo rigor”, afirmou.

Luís Neto Viveiros assumiu que se trata de “uma tarefa difícil, árdua e desafiante”, mas acrescentou que não deve restar a “mínima dúvida" de que "o Governo dos Açores acredita na LactoPico, está ao lado da LactoPico e dos seus produtores”.

A cooperativa, que conta presentemente com cerca de 60 associados, é responsável pela recolha de mais de 80% do leite produzido na ilha do Pico.

Para Luís Neto Viveiros, “respeitando o espírito de quem fundou a cooperativa, retirando lições das experiências passadas, importa hoje delinear estratégias, inovar e implementar soluções, imbuídas de rigor e, permitam-me que o reitere, com ambição.”

O Governo dos Açores assegurou já dois dos compromissos a que se obriga neste protocolo, que são o acesso imediato a um financiamento de 500 mil euros junto de uma instituição financeira e a garantia da renegociação da dívida da LactoPico para um prazo de 20 anos.

No âmbito do protocolo agora formalizado na sequência do trabalho desenvolvido desde a tomada de posse do Governo dos Açores, vai também ser constituída uma comissão de apoio técnico à gestão da LactoPico.





GaCS

Sem comentários: