sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Governo dos Açores e Lactopico acordam termos definitivos do protocolo para a recuperação financeira da cooperativa - Correção


O Governo dos Açores e a LactoPico acordaram hoje os termos finais do protocolo que estabelece um plano estratégico de recuperação financeira da cooperativa, a executar em quatro anos, que será assinado em breve.

O protocolo irá permitir "libertar verbas que possam fazer face aos encargos que a cooperativa tem com os produtos que adquire aos seus associados".

Contudo, o Governo dos Açores assegurou já dois dos compromissos a que se obriga neste protocolo e que são o acesso imediato a um financiamento de 500 mil euros junto de uma instituição financeira e a garantia da renegociação da dívida da LactoPico para um prazo de 20 anos.

O plano estratégico de recuperação financeira proposto pelo Governo dos Açores à LactoPico prevê ainda a nomeação de uma comissão técnica de apoio à gestão da cooperativa.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais compromete-se, ainda, a disponibilizar meios técnicos para racionalização e rentabilização das explorações leiteiras e aumento da quantidade e qualidade do leite entregue.

“É importante também que se encontrem formas de produzir produtos com mais-valia comercial”, que “permitam maiores receitas para fazer face a um programa que é duro”, frisou Luís Neto Viveiros.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Ambiente, está a trabalhar no sentido de viabilizar a reconversão para pastagem de cerca de 20 hectares de terrenos com o propósito de aumentar o efetivo leiteiro do Pico e a consequente produção de leite.



GaCS

Sem comentários: