quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dia Mundial da Proteção Civil assinalado nos Açores


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) assinala na sexta-feira, 1 de março, o Dia Mundial da Proteção Civil, contando as comemorações com a presença do Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral.

Para marcar este dia vão decorrer na ilha Terceira diversas atividades destinadas aos alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Os alunos vão poder participar em ações de caráter lúdico e informativo em áreas relacionadas com sismos, tempestades, utilização de extintores e informação sobre os números de emergência regional e europeu, incluindo ainda estas ações informação sobre o suporte básico de vida e kit’s de emergência.

Estas atividades terminam com uma gincana, onde as crianças poderão vestir parte do equipamento de proteção individual e ser bombeiros durante alguns minutos, podendo utilizar mangueiras para derrubar pinos, extintores com água para acertar num alvo ou percorrer uma série de obstáculos carregando uma maca com um manequim.

Na ocasião, serão distribuídas fichas pedagógicas, desdobráveis informativos e brindes.

As atividades previstas para assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil permitirão difundir as medidas de autoproteção em situações de catástrofes, transmitir conhecimentos básicos de Suporte Básico de Vida e dar a conhecer os meios e recursos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

A iniciativa conta com a colaboração dos corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Na ilha de S. Miguel e no âmbito das comemorações no Comando Operacional dos Açores, o SRPCBA estará representado em iniciativas com as escolas, participando nas apresentações sobre incêndios e sismos e distribuindo brindes promocionais da missão do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Nas restantes ilhas dos Açores, os corpos de bombeiros locais desenvolverão atividades semelhantes, de modo a que este dia seja comemorado pelo maior número possível de crianças.

Ao assinalar esta data, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores pretende difundir uma cultura de segurança e transmitir, através de ações de sensibilização e de prevenção, as noções essenciais para uma cidadania ativa e participativa.





GaCS

Sem comentários: