terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Distinção de vinhos dos Açores premeia aposta na recuperação de castas


Os vinhos brancos Terrantez do Pico 2011 by António Maçanita e Muros de Magma 2011, da Cooperativa dos Biscoitos, eleitos para a lista dos melhores vinhos portugueses do ano pela Revista de Vinhos, foram produzidos a partir de castas recuperadas com o apoio da Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

“Naturalmente, além do reconhecimento público que merecem os enólogos envolvidos e a Cooperativa dos Biscoitos pela qualidade dos vinhos criados, orgulha-nos também o trabalho desenvolvido pelos técnicos dos Serviços de Desenvolvimento Agrário”, disse o Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros.

Na adega da Cooperativa dos Biscoitos, que conta desde 2011 com a colaboração dos enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes, as curraletas que abrigam a casta verdelho são cuidadas pelo engenheiro agrónomo Nuno Costa.

O Terrantez do Pico by António Maçanita 2011 é um vinho originário de uma casta exclusiva dos Açores, única no mundo, que foi resgatada da extinção no Pico pelo trabalho conjunto do enólogo António Maçanita, colaborador da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, e da técnica de viticultura Susana Mestre.

Luís Neto Viveiros assegurou que o Governo dos Açores vai manter os incentivos à recuperação e manutenção da cultura da vinha, considerando o seu potencial para a produção de vinhos de qualidade, fomento das exportações e mais-valia turística. 

Sem comentários: