segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Diretora Regional da Educação apela à promoção da literacia científica


A Diretora Regional da Educação apelou hoje, em Vila do Porto, na ilha de S. Maria, a que seja estimulada desde a educação pré-escolar uma “atitude de curiosidade, de questionamento e de pesquisa permanentes” entre os jovens açorianos.

Graça Teixeira, que falava na sessão de abertura das Jornadas “Aqui Há Ciência", promovidas pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, lembrou que os nove anos que compõem o ensino básico “devem permitir ao aluno adquirir o conhecimento científico fundamental”.

Nesse sentido, de acordo com o que estabelece o Currículo Regional para a Educação Básica, defendeu que “quanto mais cedo começar a ser promovido, mais fácil será esta aprendizagem para os alunos”.

A Direção Regional da Educação, em resultado dessas aprendizagens, disponibilizou recentemente no Portal da Educação (www.edu.azores.gov.pt) uma publicação digital intitulada “A Dimensão Regional do Currículo: Testemunhos dos Docentes e Educadores de Infância”.

Nesta publicação, partilham-se experiências pedagógicas, nomeadamente no âmbito da promoção da literacia científica, frisando Graça Teixeira que “a promoção da literacia científica é tarefa de todos nós”.

A Escola Básica e Secundária de Santa Maria foi selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para representar Portugal na final da competição CANSAT 2013, a decorrer entre 10 e 14 de abril, na Holanda.

A CANSAT é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, que tem como principal objetivo a construção e a configuração de um satélite monitorizado que, após ser lançado dos 1.000 metros de altitude por um foguete, irá executar uma missão definida pelo alunos.

Para a final desta competição foram apuradas 16 equipas dos países membros da ESA, entre os quais Portugal.

O grupo de quatro alunos do 10.º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria que elaborou a proposta selecionada já se encontra a trabalhar ativamente na execução do projeto “Air Sat One” (http://www.facebook.com/AirSatOneTeam2013).



GaCS

Sem comentários: